ReviewsSéries

Once Upon a Time | 6×11 – Tougher Than the Rest

O que acontece quando ser bom não é bom o bastante? Tougher Than the Rest é um caso bem estranho porque o episódio foi, de fato, bom e os roteiristas conseguiram evitar alguns erros que comprometeriam o andamento da série, mas ao mesmo tempo ele apresentou alguns elementos que podem ser usados para prever o que vem a seguir na série.

O tempo passado na nova realidade criada pelo desejo da Emma foi um dos maiores pontos positivos, e por incrível que pareça o principal motivo foi o Robin Hood. A morte do personagem pelas mãos do Hades foi um momento triste que prejudicou a já abalada relação entre Regina e Zelena, então quando ele voltou no mid-season finale (depois de várias consequências de sua morte já terem se desenrolado) pareceu que iam forçá-lo para cima da ex-Rainha Má e eles ficariam felizes juntos, mesmo sendo uma pessoa diferente. E o mais incrível é que isso aconteceu e deu certo. A química entre os atores funcionou muito bem, os diálogos foram muito bons e toda a situação deles (com exceção do ridículo que foi eles sendo presos) e os eventos que levaram Robin a tomar a decisão de seguir Regina fizeram sentido. Os roteiristas conseguiram pegar algo que deveria ser horrível e tornar bom, e isso com certeza merece crédito.

A história da Emma também foi boa, vê-la em sua infância é sempre interessante, e essa nova ligação até então desconhecida com o Pinóquio foi uma boa forma de dar mais atenção para esse personagem que já não é relevante tem um bom tempo. A amizade deles é realmente convincente. Mas nada foi melhor nas cenas da Salvadora do que a aparição de um Capitão Gancho velho e gordo. A paródia do personagem foi uma ideia muito boa e que teve um resultado bem engraçado.

Enquanto isso, tudo o que se passava em Storybrooke pareceu apenas uma forma de gastar tempo de tela, e com exceção da conversa pouco carinhosa entre Rumple e seu filho, nada chamou muito a atenção antes do retorno das personagens principais para a cidade. Infelizmente foi aí que as coisas começaram a gerar preocupações. Aquela profecia que assombrou Emma nos primeiros 10 episódios? Não se realizou. Aquele grande inimigo que derrotou a Rainha Má em tempo recorde? Só está vivo porque seus pais imploraram pela sua vida. A série continua caindo neste erro de resolver problemas que pareciam enormes de um modo muito simples, e isso é extremamente frustrante. Gideon vai voltar, deve ter um plano e deve dar trabalho, mas o mais provável é que a Black Fairy fará sua aparição e ele mudará de lado para ajudar a derrotá-la. Já Emma (pasmem!) não vai morrer tão cedo.

Belle e Rumple são outro fator preocupante. Ela cansou de pisar no Rumple nos primeiros episódios desta temporada, eles terminaram o relacionamento e ela fez de tudo para proteger seu filho dele. E agora eles já estão conversando juntos sobre o que fazer para proteger o cara que quer matar a Salvadora. Se a dinâmica deles não se alterar, este pode acabar sendo um bom desenvolvimento, com os dois separados, porém unidos por alguma causa. O problema é se essa união causada pelo Gideon gerar um novo relacionamento entre eles. Acho que a Belle não suportaria ser emburrecida o bastante para aceitar e o Dark One de volta depois dos eventos mais recentes.

Tougher Than the Rest foi um bom episódio quando analisado sozinho, mas a situação muda quando lembramos de temporadas passadas com reviravoltas semelhantes e, pior ainda, quando pensamos aonde essas “surpresas” podem levar o enredo. Foi um bom retorno, mas não está nem perto de ser o bastante para voltar a ter altas expectativas da série.