FilmesVariedades

It: A Coisa | Seis curiosidades sobre o filme

Não é de hoje que filmes de terror chamam a atenção do público geral. E a maioria deles conta com diversos acontecimentos interessantes tanto dentro, quanto fora das salas de cinema. E com It: A Coisa não foi diferente. Para celebrar a tão aguardada chegada de mais uma obra de Stephen King às telonas, reunimos algumas curiosidades sobre os bastidores da adaptação cinematográfica da história desse palhaço dançarino cabuloso. Então prepare-se, pegue seu balão e venha flutuar com a gente!

Começando do começo…

Como antecipamos acima, It: A Coisa é uma adaptação cinematográfica do livro de Stephen King, lançado em 1986. King é conhecido por ser o autor por trás das maiores histórias de ficção e terror da atualidade. E quando dizemos maiores, também estamos falando no sentido literal, já que o próprio livro It – A Coisa é bem extenso, contando com pouco mais de mil páginas no total.

E engana-se quem acha que esta é a única obra de Stephen King a ganhar uma nova versão. Títulos consagrados como Carrie – A Estranha e O Iluminado são algumas delas. Na verdade, a história de Pennywise já teve uma primeira adaptação para a televisão em 1990. E atualmente cada vez mais obras do autor estão sendo adaptadas, como é o caso de A Torre Negra e O Nevoeiro, que foram lançadas este ano para o cinema e Netflix, respectivamente.


Fazendo as contas

Se você conhece a história original, sabe que a Coisa costuma agir a cada 27 anos, até voltar para tentar saciar sua fome. A primeira adaptação do livro para a TV, intitulada It – Uma Obra Prima do Medo, foi lançada em 1990. Este também foi o ano de nascimento do ator Bill Skarsgård, que interpreta Pennywise na adaptação de 2017. Agora, pegue estes números e faça as contas. Deu medinho aí também?


Rindo de nervoso

Uma outra curiosidade sobre as filmagens de It: A Coisa é que, assim como na adaptação de 1990, a caracterização de Pennywise se manteve em segredo para as crianças do elenco até eles gravarem a primeira cena juntos. Segundo os produtores, foi uma forma de manter a primeira reação deles mais real possível. E aparentemente deu certo, já que o palhaço interpretado por Bill Skarsgård realmente assustou algumas crianças do elenco. “Alguns deles não conseguiam olhar para mim, outros tremeram e um deles começou a chorar“, disse Bill.

No entanto, a reação da atriz Sophia Lillis, que interpreta Beverly no longa, foi um tanto quanto inesperada. Ao ver Bill pela primeira vez, a atriz teve uma crise de risos. Já Finn Wolfhard, mais conhecido por sua atuação em Stranger Things, foi um dos que não ficou muito feliz ao ver o colega de cena caracterizado, já que assim como seu personagem no longa, o ator mirim tem fobia de palhaços. O mais curioso é que o próprio Bill Skarsgård contou que constantemente teve pesadelos na época das filmagens do longa. Credo!


Palhaços assustadores? Não no meu turno!

Esta semana saiu uma notícia de que os policiais da Pensilvânia, nos Estados Unidos, estão em alerta. Isso se deve à estreia de It, que pode atrair moradores locais a caracterizarem-se de palhaços para assustar a população. Ironicamente, este não foi o primeiro caso. Nos Estados Unidos, principalmente na época de Halloween, histórias do gênero são comuns. Só em 2016 o número de casos reportados à polícia foi grande, embora poucos fossem realmente sérios. “Com a chegada do outono de 2017, estamos antecipando que o aparecimento de ‘palhaços assustadores’ pode começar a ser reportado a partir de setembro, em parte por causa da estreia de It: A Coisa“, diz o boletim policial.

O próprio autor Stephen King se manifestou sobre isso no início do ano, quando o filme começou a ganhar divulgação: “Os palhaços estão com raiva de mim. Me desculpe, muitos de vocês são ótimos. Mas… as crianças sempre tiveram medo de palhaços. Não mate o mensageiro pela mensagem“, brincou o autor.


Turn around, bright eyes

O diretor Andrés Muschietti havia planejado usar efeitos de computação gráfica para fazer com que os olhos de Pennywise olhassem para direções diferentes. No entanto, para surpresa de todos, Bill Skarsgård conseguiu convencê-los de sua capacidade de direcionar os dois olhos para lados opostos. Além disso, a preparação de Skarsgård também contou com treinamentos com um contorcionista para ajudá-lo a desenvolver sua flexibilidade, habilidade necessária em algumas cenas do longa.


80’s baby!

Como o filme acompanha os encontros do Clube dos Perdedores quando eles ainda eram crianças, a atmosfera de It: A Coisa se passa totalmente nos anos 1980. E embora o título não apele para a nostalgia da mesma forma que outras obras como Stranger Things, por exemplo, é praticamente impossível não ter absolutamente nenhuma referência sobre o período.

Como uma forma de trocadilho com o fato de ser o aluno novo na escola e ainda não ter amigos, Ben é um grande fã de New Kids on the Block, grupo que fez grande sucesso na época. Outras referências, desta vez mais sutis, são estampadas nos cartazes do cinema através de títulos como Batman e A Hora do Pesadelo 5 – O Maior Horror de Freddy.

***

E aí, preparado para flutuar? It: A Coisa já está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil e é estrelado por Bill Skarsgård, Finn Wolfhard, Jaeden Lieberher, Jeremy Ray Taylor, Sophia Lillis,, Wyatt Oleff, Chosen Jacobs, Jack Dylan Grazer e Nicholas Hamilton. Você pode conferir a nossa crítica sobre a adaptação cinematográfica da obra de Stephen King clicando aqui. E se você já assistiu à nova versão da história de Pennywise, conte-nos o que achou nos comentários abaixo!