Vikings | 5×03 – Homeland
A cada episódio desta temporada de Vikings eu fico mais arrasada do que os ingleses ao saberem que outros povos existem. Sinceramente, não tem como você dormir depois de ver Ivar possuído e endemoniado da vida. Ao atacar York, é exatamente isso que os saxões encontram: morte, morte e morte. E claro, Ivar, o novo rei viking, pois todos estão ao seu lado. Que Odin tenha misericórdia dos saxões, ou não, pois esse menino já está tocando o terror e eu amei ver que ao se defender dos inimigos ele usou nada mais do que a mesma estratégia que os francos usaram contra Ragnar. Palmas.
Heahmund, Aethelwulf e o jovem Alfredo mal escapam desta investida e nada nesta série vai se comparar à cena de Ivar gritando que não pode ser morto pelos saxões. Só amei e também percebi umas entrelinhas ali naquele roteiro: assim como Odin, Ivar ama a guerra, a morte e ver sangue escorrer; assim como Odin, ele e Ubbe neste episódio ficaram com um olho ferido; e mais uma vez assim como Odin, Ivar demonstra uma sabedoria melhor que a dos outros ao seu redor. Mais alguém duvida de que Odin tem ligação com os Lothbrok? Pelo amor de Freya, né?
Do outro lado do mar nórdico, ainda vimos um pouco de como está indo a relação entre o Rei Harald e Astrid, aquela embuste que nunca morre na vida da nossa rainha… Nada de muito interessante neste plot por enquanto, só o fato dela estar fazendo joguinho com ele… Alguém confia nesta mulher? Estou pensando se a Torvi vai mesmo salvar a pele da Lagertha no final, ela é a única que sobrou pras bandas de lá, já que menino Bjorn ainda está procurando o caminho de volta para o Marrocos. E claro, estamos no aguardo infinito da luta de Lagertha contra Ivar, algo mais épico que muitos bispos saxões cuspindo e humilhado os filhos de Ragnar, por exemplo…
Um ponto importante foi Floki, que avistou Hela e conversou com o Pai de Todos novamente. Primeiro ele pensou que iria morrer com pus na mão ferida, mas depois, por algum milagre – ainda acredito que ele esteja delirando tudo isso dentro daquele barquinho ou morto já no Valhalla, de fato –, a mão ficou curada. Seria isso trabalho de Odin mesmo ou não? E mais: se ele está em novas terras, que terras são essas? Noronha? Teremos que esperar para ver. Contudo, fico mais que agradecida pela aparição de novas entidades nórdicas na série, quem sabe na morte da Lagertha a Freya não a receba de coração aberto para festejar?
Sobre o draminha dos irmãos Lothbrok: parem, está ficando feio. Ubbe e Ivar têm que brigar feito gente grande e não como certas séries da CW. Sabemos que mais tarde na história esta separação irá ocasionar mais mortes e conflitos grandes no povo nórdico. Mas tinha que ser algo tão “o papai te odiaria por isso”? Ubbe, volte para a barra dos vestidos da Aslaug, vai… Não tenho paciência, nem mesmo o Bjorn quando decidiu viver com o pai foi tão melodramático, pelo amor dos deuses. Ivar tem mais maturidade e é mais novo, mesmo que mais impulsivo. Não por nada o povo escolheu ficar com ele. Você quer um novo rei? Toma!