ReviewsSéries

Arrow | 5×20 – Underneath

Olicity é um tema complicado para os fãs de Arrow. Muitos torciam para o casal no começo e ficaram felizes quando Oliver e Felicity finalmente se juntaram, mas é seguro falar que todos os fãs da série se decepcionaram com o resultado desse relacionamento: o drama estava ruim e excessivo, a Felicity foi descaracterizada, basicamente tudo deu errado. Sabendo disso, é bem corajoso por parte dos roteiristas fazer um episódio focado no casal, mas o mais surpreendente é que o resultado não foi ruim.

Underneath tinha tudo para dar errado: a promo vendeu um episódio muito mais intenso e com muito mais emoção do que aquilo que de fato foi ao ar; os diálogos tomaram a maior parte do episódio; praticamente todos foram dramáticos; e o “pior” de tudo, o casal que para muitos “estragou a série” deu indícios bem fortes de um retorno. Isso provavelmente explica por que ele teve uma das piores notas da série no ranking do IMDb, mas mesmo que esses fatores pareçam negativos, eles acabaram funcionando.

A temporada toda teve bastante ação, muito mais do que no ano passado e com mais qualidade do que as lutas da anterior, de modo que um episódio com mais diálogos não parece tão maçante quanto poderia ter sido. E mais do que isso, os diálogos foram bem escritos, também mostrando melhora considerável quando comparados com os anteriores. Em algum momento o Oliver precisava se livrar desse peso e conversar com alguém sobre aquilo que aconteceu enquanto ele era torturado, e dedicar um episódio para isso é muito melhor do que estender essa questão por mais tempo. E alguns momentos de tensão balancearam um pouco todo o drama. Foi fácil de acreditar, por exemplo, que o Oliver deixaria a Felicity cair quando eles chegaram à escada onde o Diggle estava, uma vez que isso deixaria várias pessoas bem felizes e faria com que o episódio fosse uma despedida da personagem.

Mas foi muito bom que isso não tenha acontecido, e nesse momento esta review fica um pouco mais pessoal do que o normal (quem odeia Olicity não vai gostar muito deste parágrafo). Esse casal se tornou o shipp favorito dos fãs por um motivo: o potencial para criar um relacionamento ótimo que complementa a série existe e é grande. Os roteiristas estragaram Olicity quando não souberam usar desse potencial e transformaram a série num tsunami de drama inútil, e eu também quis muito que o casal acabasse mesmo participando desse shipp desde a primeira aparição da Felicity. Entretanto, Arrow está agora em um momento muito diferente daquele que vimos na quarta temporada, a qualidade geral da série aumentou muito e, depois de tudo o que aconteceu em Underneath, fico feliz que haja a possibilidade desse casal ter outra chance, especialmente agora que eles já sabem como não desenvolver essa relação.

Underneath une vários elementos capazes de tornar alguns fãs bem descontentes, e mesmo assim consegue ser bom e ainda desenvolver um pouco o personagem principal. Longe de ser um destaque na temporada, esse episódio foi uma muito necessária pausa na ação para que Oliver finalmente supere seu sequestro e consiga estar focado para o confronto final.