Gotham | 3×17 – Heroes Rise: The Primal Riddle
Gotham vem caminhando por alguns caminhos um tanto que delicados durante esta segunda temporada, seja o plot d’A Corte das Corujas quanto o surgimento do nosso Cavaleiro das Trevas. Digo isso pelo o ocorrido com Selina neste episódio. Cat estava passando para deixar ração aos gatos no seu antigo apartamento quando se depara com a cópia de Bruce, o garoto lhe conta toda a verdade sobre ter vindo de Indian Hill e sobre o que Gotham City enfrentará em breve sob vigência d’A Corte. Ele, desesperado para protegê-la e guardar este segredo, acaba mantando-a. Mas não é uma morte qualquer: é a morte da Michelle Pfeiffer em Batman – O Retorno. Copiadíssima, desde takes até a cara de espanto da Carmen no chão. Cara de espanto que eu fiz após ver a cena. Os elementos estão todos lá, sem tirar e nem por. E encerramos o assunto com mil gatinhos lambendo a cara/sangue de Kyle no meio do asfalto.
Conhecendo a série há pelo menos três anos, sei que os roteiristas gostam bastante de fazer lá suas referências às outras mídias do morcego. Contudo, copiar uma cena a este nível… Francamente, foi lamentável. Primeiro pelo fato de prometerem que o passado da personagem é a razão de implantarem os tais “poderes” da anti-heroína. Segundo por simplesmente jogarem isso na nossa cara. Amamos a Mulher-Gato de Pfeiffer sim e iremos sempre protegê-la, mas não acredito que a versão da Selina fosse virar uma cópia: Kyle morrendo defendendo Wayne e renascendo no meio de uma ninhada de gatos de rua. Sempre comparei as duas atrizes, que, de fato, parecem mãe e filha. Mas realmente esperava muito mais criatividade dos roteiristas para dar início a uma, se não a maior, anti-heroína do Universo do Batman.
Do outro lado, vemos Pinguim recrutando Sr. Frio e Firefly para seu time de malucos, que vai ajudá-lo a acabar com o Charada na teoria, porque se depender dos vilões mesmo… Percebemos que um mata o outro e fim. Se bem que será bastante legal ver a primeira reunião de super-vilões na série, já que várias e várias vezes vemos isso acontecer nas animações e nos quadrinhos – vide a morte do Batman, que tem uma ótima deixa com o Coringa. Ainda sobre vilões, tivemos Barbara se aliando a Nygma mais uma vez para descobrir quem é A Corte, já que Kean não admite que ninguém além dela comande a cidade e a criminalidade da mesma. Porém, o plano dá errado graças a Jimbo, que rapta Edward e o entrega à Kathryn – que promete fazer bom uso da inteligência do mesmo.
E finalmente vemos Jimbo entrando para o ninho sujo das corujas, assumindo assim então uma representatividade do próprio morcego nas HQ’s. No mais, creio que na série o Gordon terá muito mais problemas, uma vez que Lee ainda não superou tudo que aconteceu com seu falecido Mario, alguém que não tenho mais paciência na série de jeito algum. Inclusive essa desculpinha que ela arranjou sobre a morte do tio de Jimbo é mais chula que as mentiras de Barbara Kean, se bem querem saber a verdade. Onde se meteu Lucius Fox nessas horas para colocá-la no seu lugar dentro do necrotério da G.C.P.D?