ReviewsSéries

Blindspot | 2×21 – Mom

Até que enfim tivemos um episódio excelente de Blindspot nesta temporada, um episódio que nem a presença do Reade conseguiu estragar e que me deu esperanças para que a finale seja perfeita. Após a revelação de Roman, Jane consegue imobilizá-lo e detê-lo. Muito se é discutido com Weller sobre o que fazer nesta situação, até que, meio desesperada, Jane revela toda a verdade ao diretor do FBI e pede para que ele não divulgue publicamente nada sobre Sandstorm ainda. O diretor Pellington decidi ouvi-la e o plano é tentar mais uma vez arrancar algo de Parker e, para tal, a equipe prova que Devon está grávida do bebê dele. É então que Parker entrega a localização de onde Shepherd estaria planejando a tal Fase 2.

Contudo, só Jane e Kurt vão até o local, que está vazio, e encontram uma cópia perfeita do prédio do FBI em Nova York. Neste momento, Shepherd já está atacando o prédio com todos dentro, mas por sorte Patterson consegue atrasá-la ao máximo com os sistemas de segurança. Ainda sem Weller e Jane no prédio, Shepherd liberta Parker e Roman, este que ela leva um certo tempo até o convencer de voltar a estar ao seu lado. Confesso que a posição do Roman em tudo isso estava me satisfazendo bastante, mesmo sem confiar na sua irmã também. Afinal, ele foi traído pelas duas. Pena que no final ele acaba cedendo à sua mãe, deixando Jane bastante decepcionada e de coração partido (tive dó, não vou mentir).

Reade se junta à Tasha e Patterson para atrasar Sandstorm no ataque, e foi até útil nas cenas de ação, mas colocar a vida de uma personagem como a Zapata em risco assim foi bem para mexer com os espectadores mesmo. Por mim tinham matado o Reade ali e fim. Ao chegarem ao FBI, Weller e Jane descobrem que, na verdade, existem bombas para destruir o local e por sorte eles conseguem desativar as duas. Patterson consegue também dois ganhos: transferir todos os dados que possui para outra unidade e alertar a segurança nacional sobre os ataques, evitando a explosão dos demais prédios ao redor do país. Contudo, Shepherd ainda consegue destruir dois prédios e escapar com vida ao lado de seu filho.

Tudo termina aparentemente bem: Zapata no hospital, Jane e Weller finalmente se beijando e algumas muitas vidas salvas graças à equipe. Mas nem tudo são flores e Roman não entende o discurso de vitória de sua mãe após ela gravar um vídeo assumindo seu rosto à nação, só então é que entendemos tudo: a tal Fase 2, na verdade, é um plano de segurança dos Estados Unidos onde os líderes das organizações mais famosas, como CIA, FBI e CDC, são trancafiados por segurança para que se nada der certo os mesmos virem os novos líderes do país após uma desgraça muito grande. Weller só entende isso após ser levado e ver todas as peças juntas ali, todos os CGOS do Protocolo Truman e ainda sente raiva sabendo que caiu direitinho no plano de sua inimiga.

Bem, por considerações finais eu só tenho a agradecer por  um episódio tão bom. Cheio de cenas de ação boas, de dramas que mexeram com o nosso emocional e nos fizeram terminar o episódio tão loucos quanto a Patterson depois de ver os resultados do ataque ao FBI. E claro, depois de jogarem na nossa cara o que realmente significa a Fase 2 de Sandstorm: destruir um país corrupto para depois reconstruí-lo a seu próprio modo. Não faço ideia do que esperar desta finale, fiquei bem desconcentrada após este episódio.