Falando Sobre...NetflixSériesVariedades

Falando Sobre… | Rita – Uma produção dinamarquesa da Netflix

Rita, produção dinamarquesa da Netflix, é uma série sobre o cotidiano da personagem-título: uma professora de ensino médio de espírito livre e mãe solteira. Rita é uma mulher de 40 e poucos anos, com dois filhos crescidos e outra ainda na adolescência. Ela é uma rebelde, anarquista e uma professora maravilhosa, que apesar de ser uma mãe excelente, às vezes acaba causando mais confusão que seus filhos.

A série é bem interessante, pois foca nas nuances da personagem. Toda pessoa tem defeitos e qualidades, e Rita não é diferente. Apesar de ser competente e realizada em seu trabalho, no que diz respeito à sua vida pessoal ela é um acidente ambulante. Sua vida sexual é um desastre e seu temperamento faz com que ela seja sempre uma bitch com sua mãe. A impressão que nos passa é que ela faz absolutamente tudo o que pode para quebrar todas as regras colocadas diante dela.

Um ponto interessante que descobri é que o fato de a personagem fumar foi algo altamente criticado na Dinamarca como sendo inadequado para as crianças que assistiram a série. Honestamente, acho que a vida sexual conturbada de Rita seria algo que poderia ser considerado mais inadequado para as crianças, mas meu pensamento talvez não esteja de acordo com os padrões morais dinamarquês.

Os temas abordados na série incluem assuntos importantes, como a aceitação de crianças gays, o tratamento de imigrantes, a integração de estudantes de “inclusão” na sala de aula regular, aborto, gravidez, as prioridades na educação, os costumes sexuais, entre outros. São temas atuais sendo discutidos entre jovens e adultos de forma natural, de modo a esclarecer tópicos e quebrar tabus. Outro tema que considero genuinamente fascinante abordado na série é o sistema escolar dinamarquês. É muito enriquecedor perceber as sutilezas e costumes de um povo que está tão distante de nós e que geralmente não acompanhamos.

Em suma, eu amo a Rita. Ela é uma personagem bem desenvolvida e charmosa. Outros personagens da história, incluindo seus filhos, seus amantes, seu ex-marido, sua mãe e muitos professores em sua escola, apesar de serem menos desenvolvidos, permanecem sendo carismáticos e interessantes. Cada um deles tem seus momentos de brilhar e quando percebemos já estamos apegados a todos eles.

Se você busca uma série interessante e diferente do que temos na TV atualmente, dê uma chance à Rita. Não será em vão. Atualmente a série possui três temporadas, todas elas disponíveis na Netflix Brasil.

Darlan Generoso

Economista, podcaster e troll profissional.