ReviewsSéries

American Gods | 1×05 – Lemon Scented You

Mais uma vez estamos aqui para enaltecer todos esses deuses americanos antigos e novos. É basicamente sobre isso o episódio da semana, que contou com o choque real de Shadow para tudo que vem lhe acontecendo. Vemos o ex-detento reencontrando Laura e, depois do episódio anterior, realmente é perceptível que a visão dos acontecimentos pelo olhar dela também é importante. Isso se comprova novamente depois da cena dela com Mad Sweeney, onde o mesmo tenta pegar a sua moeda da sorte de volta e não consegue, pois Laura precisa lhe dar de livre e espontânea vontade – o que claramente ela não o  faz e ainda dá uma surra no leprechaun, que vai preso por ter escondido algumas informações de Shadow. Vingativa demais essa mulher.

Enquanto isso, Shadow e Wednesday são presos na frente no hotel que estavam porque a polícia local recebeu evidências do assalto a banco que os dois realizaram. Claro que não é fácil explicar para a polícia sobre o que aconteceu, e Shadow se vê um pouco confuso quando ele e seu atual chefe são colocados frete a frente para debater quem vai confessar o crime primeiro. Mas temos aqui a intervenção do Mr. World, que se apresenta para os dois ao lado de Media e do Garoto Técnico – que foi forçado a pedir desculpas por ter tentado enforcar Shadow. Claro que o conflito entre World e o Garoto Técnico fica um pouco cômico e tenso, pois vemos que o primeiro demonstra um respeito enorme por Wednesday, ao contrário do segundo.

Ainda assim, foi bem bacana de ver o primeiro encontro dos dois grandes deuses – mesmo que não compreendido muito o motivo do nórdico temer um pouco o que sabe tudo sobre todo mundo. A cena na cela da delegacia termina com algo bem tenso: todos os policiais mortos, talvez um aviso de World para que eles saibam com quem estão lidando… Contudo, gostaria de dizer que o personagem é bem cativante em tela e logo diz que seus planos são simplesmente atualizar os antigos, algo que Wednesday recusa friamente – e aqui a cara de Media quanto ao assunto foi bem representativa, já que essa desistência deixou World um pouco chateado também.

Assim como Shadow e o Garoto Técnico, ficamos sem entender muito bem o que aconteceu nesse encontro e com os seguintes questionamentos: não eram novos deuses contra os antigos? Qual o real motivo de World e Wednesday estarem demonstrando tantos dedos um para com o outro? Bem, acredito que só descobriremos mais para a frente, por ora temos que nos concentrar em coisas como a fuga e o destino azarado de Mad Sweeney, Shadow e Wednesday, o que fará Laura sobre as coisas que anda sentindo (após o beijo do ex-marido) e se, assim como tudo, a série continuará boa até em animações, como foi o caso do prelúdio deste episódio que contou a história de povos tão antigos quanto os mamutes que andavam sobre a Terra.