RuPaul’s Drag Race | 9×12 – Category Is

Pela primeira vez Drag Race “termina” a competição com um Top 4 mais forte visto durante todas as suas temporadas até aqui. Toda a corrida das drags em busca da coroa para ser uma superstar chegou ao fim. Claro que a coroa ainda não foi anunciada para qual cabeça irá, mas tudo o que as queens poderiam fazer para mostrar o seu mérito de receber tal título foi feito. No Reunion ainda temos uma performance de lipsync antes da coroação, mas nada que influencie muito na decisão final de RuPaul.

Por falar em méritos mostrados por todas as queens que chegaram até este ponto do programa, todas elas possuem muito. Desde Peppermint, que teve apenas uma vitória e dublou mais vezes, até Shea, que obteve quatro vitórias, ou Sasha, que nunca dublou. O episódio em si mostra muito isso. Mesmo Peppermint, que andou pelas beiradas e conquistou seu lugar com as quatro finalistas, mostrou que é forte nos quesitos em que as outras ali não são. Elas formam, cada uma com sua diferença, um “grande megazord drag” mais incrível possível.

Devido ao sucesso que teve o desafio de “Read U Wrote U” usado no All Stars 2, onde as queens gravam um rap com alguma música da RuPaul e se apresentam em conjunto com uma coreografia numa performance, esta temporada também tivemos isso. Por maiores que fossem os problemas entre as queens (ou na hora de fazer o rap ou na coreografia) e praticamente Sasha e Trinity estando totalmente fora das suas zonas de conforto, a apresentação final ficou incrível. Nenhuma delas foi pior ou melhor do que a outra, todas estavam no mesmo nível conforme suas limitações.

Sasha saindo de trás do palco e subindo foi hilário, Trinity e seu rap falando de suas plásticas foi engraçadíssimo, Shea sendo maravilhosamente incrível na coreografia e Pepper tendo uma performance e uma postura exemplares em tudo. Era um momento de celebração, não de quem venceria ou não continuaria sua jornada para levar a coroa. A Runway prova isso também, os looks apresentados por elas e cada uma mostrando a individualidade que as levou até aquele momento foi tão bonito que não tinha mesmo como RuPaul eliminar qualquer uma ali, e foi isso que fez. Pela primeira vez na história de Drag Race não teremos um Top 3, mas sim um Top 4.

Todas são merecedoras da posição em que ficaram. Peppermint é totalmente carismática, você nota isso desde o primeiro episódio em que ela entra na workroom. Ela é uma ótima performer e, por mais que não tenha se destacado em alguns episódios e desafios, batalhou muito para chegar até ali. E também é a primeira vez em Drag Race que temos uma mulher trans assumida durante o programa entre as finalistas.

Sasha é a que menos me atrai entre todas, mas ela tem um estilo único que é só dela. Por mais que os desafios fossem totalmente fora de sua zona de conforto, ela se adaptou para cumprir o seu papel durante sua execução. Pode não ter se destacado muitas vezes, mas fez o que foi pedido e muito bem.

Shea é o pacote completo de tudo o que se precisa para vencer o Drag Race. Ela tem um tempo ótimo de comédia, é uma drag lindíssima, uma ótima performer, dançarina e agora descobrimos que sabe até fazer um bom rap. De longe, Shea é a maior aposta para vencer o programa. Primeiro que todo seu histórico é praticamente impecável, onde a única vez que não foi bem, dublou e foi incrível. O resto é recheado de vitórias e ótimos desempenhos. Ela é como se fosse todas as drags desta temporada em uma só. Não tem nenhum ponto nela que dê para criticar algo.

Trinity foi a grande surpresa para praticamente todo mundo que acompanha o programa. Se analisar o Meet the Queens, onde temos a primeira impressão de como serão as novas competidoras, Trinity era uma das que ninguém esperava que viesse muito dela, a não ser beleza, mas todos estávamos enganados. Ela se mostrou competente em tudo o que fez, mesmo nos piores momentos. Sempre alguém tem um arco de redenção e superação durante realities e séries, e Trinity foi a drag dessa vez. Caso Shea não vença, Trinity é uma ótima escolha para levar a coroa para casa graças ao seu ótimo histórico e superação no programa.

Agora temos o Top 4 formado e só nos resta saber quem levará a coroa. A grande vencedora será revelada em breve!! Não deixe de comentar se você é #TeamPeppermint, #TeamSasha, #TeamShea ou #TeamTrinity!!