ReviewsSéries

How to Get Away with Murder | 4×05 – I Love Her

As dúvidas de Bonnie acerca dos passos de Annalise geraram grandes consequências para as duas. No quinto episódio da temporada, o salto temporal para um mês depois da primeira consulta com Isaac nos mostra a promotora assustada e arrependida. E agora é hora de mergulharmos na complicada e tóxica relação de Bonnie e Annalise desde o começo.

Ao bater na porta de seu terapeuta tarde da noite durante uma forte tempestade, Winterbottom desabafa sobre seu relacionamento com uma mulher chamada Mae – que, como sabemos, se trata de Annalise. Ao longo da consulta, Bonnie fala sobre suas coisas em comum com a advogada e revela que sempre tentou ser a criança que Mae quis ter. A conversa flui de maneira que ela sinta uma necessidade de que Isaac tente encontrar um motivo para sua culpa por ter tentado se vingar da ex-aliada. E ao contrário do desejado, o terapeuta a faz voltar ao passado. Com isso, acompanhamos através de flashbacks como as duas se conheceram e como as circunstâncias fizeram com que a relação da dupla chegasse onde chegou.

No flashback, voltamos ao ano de 2002. O cliente de Annalise é um político acusado de abusar sexualmente de uma menina de 14 anos, filha de um de seus funcionários. A vítima é Bonnie, que na época do julgamento tinha pouco mais de 20 anos. A temática relacionada ao histórico da advogada torna a moral um ponto central da trama novamente. Afinal, uma promoção valeria o esforço de culpar uma mulher em uma posição que poderia muito bem ter sido a dela mesma?

A decisão de Annalise proteger a futura pupila estampa o primeiro título dessa relação: culpa. Mas com o passar dos anos, essa relação ganhou diversas outras características. Traição, tragédias e… amor. E é com essa última que Isaac tenta entender a conturbada relação de sua paciente com Mae. Um ponto interessante a destacar é quando Bonnie nega a unhas e dentes que não se parece em nada com Annalise. Isso porque, propositalmente – ou não –, a caracterização da advogada na época em que conheceu a promotora é idêntica ao estilo de Bonnie hoje em dia. Mais um reforço de que por mais que tente e negue, Bon Bon sempre tentará ser um reflexo de Annalise.

De volta ao presente, Annalise continua em sua busca de requerentes para a ação coletiva. Ela visita diversos detentos como forma de tentar persuadi-los a aceitarem o processo. Conforme ela avança em seu caso, Bonnie desconfia das intenções da advogada, chegando a pedir ajuda a Nate mais uma vez. Mas, não surpreendentemente, ele mais uma vez morde e assopra quando o assunto é sua ex, acobertando a informação de que Annalise estaria fazendo visitas recorrentes ao presídio para a ação. Ele é, de longe, o personagem mais hipócrita da temporada. E já está mais do que na hora de descer desse muro que o divide entre Annalise – e a típica destruição que ela causa ao seu redor – e Bonnie – que não entrega muitos benefícios além da ressaca da advogada. Independente do lado, essa indecisão é injusta para todos – e ele é um grande canalha.

Outro destaque do episódio vem dos Keating Four. Connor ainda está em seu processo de autodestruição. O caos em casa, a quase traição a Oliver e a saída da faculdade o levam ao fundo do poço ou, mais precisamente, Annalise Keating. O ex-aluno faz uma visita à advogada no hotel em que está hospedada em um ato de desespero, e ela conta a ele da ação coletiva. Junto a isso, Connor começa um discurso bastante depressivo, que deixa uma incerteza sobre a estabilidade emocional do personagem – assim como sua possível relação com o suspense do flashforward – e as possibilidades de os Keating Four terem mais uma baixa para se tornarem os Keating Three.

Depois que Bonnie boicota a ação de Annalise, a advogada convoca o ex-aluno para ajudá-la no processo. Isso já pode se dar como um primeiro link entre os Keating Four e os crimes ocorridos pouco mais de um mês depois. E falando nisso, Asher finalmente ganhou um posto na temporada. Após espionar Michaela – que segue em sua investigação sobre a relação do pai de Laurel com a morte de Wes – e ver que a namorada mente sobre onde está, ele se sente traído. E com o salto temporal vindo logo em seguida, os policiais o indicam como o principal suspeito do crime ocorrido na Caplan & Gold. Por mais que não tenhamos tido muitos detalhes sobre essa situação, por enquanto acredito que esse caso, na verdade, se trata mais de estar no lugar errado na hora errada.

Michaela está mantendo em segredo a investigação que apenas Oliver e Laurel estão envolvidos, além dela. Como Asher a seguiu até a antiga casa de Wes, é possível que ele tenha feito a mesma coisa no dia do crime, o que explicaria sua situação. Até porque Michaela já foi vista no hospital coberta de sangue e aos prantos perguntando sobre o bebê, e no flashforward ele já está cadeia e usando roupa social sem marcas de sangue ou ferimentos, o que torna um tanto quanto improvável sua relação direta com os ocorridos. Culpado ou não, o que ele viu foi certamente traumático, já que assim como sua namorada, Asher também está aos prantos.

De um modo geral, o episódio manteve o bom desempenho visto ao longo da temporada. As revelações sobre o histórico de Bonnie e Annalise retomou a conversa sobre algumas questões vistas ainda nas primeiras temporadas da série, o que eu, particularmente, gosto. How to Get Away with Murder é caracterizada pela profundidade de seus personagens, e levantar esse histórico de Bonnie e Annalise reafirma esse perfil. Também gostei de ver Asher sendo usado como um recurso para o mistério da temporada. Ele é um personagem bom e um ótimo alívio cômico para a série, mas seu arco com Frank já não estava se sustentando tanto, já que agora Laurel está voltando a ter relações com ele.

Falando em Laurel, achei pertinente a discussão sobre a identidade do pai do bebê, afinal, ela esteve com Frank e Wes mais ou menos no mesmo período. Mas, por enquanto, vamos focar nos arcos principais e deixar o DNA ser resolvido mais pra frente, no Programa do Ratinho, quem sabe. A primeira metade da temporada já se encaminha para o seu fim e, ao que parece, estamos caminhando para um momento de esclarecimento de ideias e teorias. Basta a série continuar trabalhando na retomada de seu ritmo habitual para voltarmos a ter altas expectativas para suas resoluções novamente. Vamos aguardar.