FilmesFora de CenaVariedades

Fora de Cena | Mudança de Hábito

Mudança de Hábito é com certeza uma daquelas histórias que não pode faltar na nossa listinha da Sessão da Tarde. Este filme é um clássico de 1992 querido por qualquer um que o assiste ou, como é o caso da maioria, reassiste. Nos traz uma história que não envelhece e que nos impressiona com a simplicidade do enredo e com a grande irreverência da atriz maravilhosa que é Whoopi Goldberg.

O longa nos apresenta à irreverente Deloris, uma cantora de casas noturnas que, após presenciar seu namorado mafioso cometendo um homicídio, é escondida como freira em um convento na California como parte do programa de proteção à testemunha. O fato de realmente passar um tempo considerável no convento – um ambiente completamente diferente do seu – deixa Deloris desesperada, uma vez que se lembra de como as freiras da escola em que estudava quando era criança não gostavam dela por ter afirmado que os apóstolos de Jesus eram John, Paul, George e Ringo. Ao chegar no convento, tem que aprender a conviver no ambiente seguindo as regras passadas pela Madre Superiora e participando de todos os “eventos”, que se resumem a horas e mais horas rezando.

Apesar disso, a ideia de que as freiras possuem um coral traz certo alívio para Deloris, afinal, cantar é sua profissão e ela o faz muito bem. Só que infelizmente as freiras, coitadas, não faziam a menor ideia de como cantar adequadamente. Os tons estavam misturados, as vozes desorganizadas, e isso tornava o coral praticamente insuportável de se ouvir. É nesse momento que Deloris tem a oportunidade de não somente se integrar mais e tornar-se amiga das freiras, mas também ganhar sua confiança e ajudar a restaurar a paróquia, que há muito precisava arrecadar fundos para reformas. Deloris ensina as freiras a cantar bem e o coral delas torna-se um sucesso na vizinhança. O sucesso é tanto que um jornal local faz uma reportagem na paróquia e Deloris, que, lembrando, estava escondida, acaba aparecendo na televisão. Por conta disso, o assassino que estava à sua procura a sequestra para terminar o serviço.

É claro que estamos falando aqui de um filme cujo gênero é a comédia, então de cara já sabemos que não estamos lidando com um final triste, muito menos com algo de grave acontecendo com a protagonista. É interessante perceber como o título traduzido para o português dialoga muito bem com a proposta que o longa nos apresenta. O que acontece na vida de Deloris é com certeza uma mudança de hábito. A vida dela vira de cabeça para baixo e ela precisa abrir mão de sua rotina e de sua identidade para se manter segura, mas com esse sacrifício ela faz novas amizades, é capaz de ajudar as freiras e, como é de praxe no desenvolvimento do personagem principal, se torna uma pessoa bem melhor. Mudança de Hábito é um filme cativante e muito divertido, que trata do encontro de dois mundos totalmente distintos que acabam encontrando um ponto em comum: a música. E que vozes maravilhosas temos neste longa.

O filme conta ainda com Maggie Smith e Harvey Keitel no elenco, rendeu uma continuação (Mudança de Hábito 2 – Mais Confusões no Convento) e um musical na Broadway. Além disso, foi anunciado um remake do original, o qual esperamos sinceramente que não manche o nome do seu antecessor.