AnimaçõesCinemaFilmesNotícias

Começa, no Rio de Janeiro, o Anima Mundi 2018

O Anima Mundi, maior festival de animação da América Latina, começa neste sábado (21), no Rio de Janeiro, e vai até o dia 29 de julho. Em seguida, partirá para São Paulo, onde ficará de 01 a 05 de agosto. O festival completa 26 anos de existência com muito para comemorar e a oferecer aos amantes de animação. E 2018 também é o ano de celebração dos 100 anos da animação brasileira, que, felizmente, cresce cada vez mais, apresentando sempre produções de excelente qualidade, desde o roteiro ao design das animações e também no quesito dublagem.

O Anima Mundi pretende trazer um pouco dos mais diversos longas e curtas animados produzidos não apenas aqui no Brasil, mas também no mundo todo. O foco do festival este ano é chamar atenção do grande público para a diversidade e para questões sérias de nossa sociedade, como a acessibilidade – que ainda tem um longo caminho a percorrer no Brasil – e a representatividade, ou seja, o foco em trabalhos dirigidos por mulheres.

O evento está recheado de tudo o que há de melhor. Para quem mora no Rio de Janeiro, o festival acontece no Cine Odeon, no CCBB RJ, no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro Cultural Correios e na Casa França Brasil. Isso significa também uma excelente oportunidade de curtir este maravilhoso festival e apreciar, ao mesmo tempo, a beleza do Centro da Cidade Maravilhosa. Em São Paulo, o festival acontecerá no Caixa Belas Artes, no CCBB SP, no Centro Cultural São Paulo, no Cinusp e no Memorial da América Latina.

Conheça alguns dos curtas que estão sendo exibidos no festival e que conferimos na noite de abertura do evento, que aconteceu na última sexta-feira, 20. Para outras informações, acesse o site do Anima Mundi.

Hybrids

País: França

Quando a fauna marinha tem de se adaptar à poluição que a cerca, as regras de sobrevivência mudam.


Guaxuma

País: Brasil e França

Dirigido e escrito pela brasileira Nara Normande, somos convidados a conhecer essa história, que muito parece autobiográfica, da vida da personagem principal em Guaxuma, uma pequena cidade litorânea, com sua melhor amiga Tayra.


Animal Behaviour (Comportamento Animal)

País: Canadá

Lidar com o que acontece naturalmente não é fácil, especialmente para animais. Cinco animais reúnem-se regularmente numa sessão de terapia de grupo orientada por Dr. Clement, um psicoterapeuta canino.


Weekends (Finais de Semana)

País: Estados Unidos

Novo curta independente da Pixar que nos mostra, em 15 minutos, com muita sutileza e criatividade a vida de um menino cujos pais são separados.