Spotify | Plataforma reduz preço para estudantes que assinarem a versão premium

O Spotify anunciou nesta quinta-feira (19) um corte de 50% no preço da assinatura premium mensal para estudantes. A oferta permite que universitários de instituições de ensino superior credenciadas tenham acesso ao player do serviço na versão paga, incluindo todos os benefícios, por quase metade do preço normal – de R$ 16,90 por mês para R$ 8,50 pelo mesmo período. A oferta está disponível a partir de hoje e vale para os anos em que o aluno esteja matriculado, desde que comprovado o vínculo com a instituição de ensino a cada 12 meses.

A versão paga do serviço de músicas online oferece as faixas sem interrupções e anúncios, acesso instantâneo a mais de 30 milhões de músicas, biblioteca de músicas offline – você pode ouvir álbuns, músicas e playlists sem estar conectado no computador ou no celular – e canções em melhor qualidade de som. Para assinar o Spotify pela metade do preço, o estudante precisa se registrar no link spotify.com/student.

LANÇAMENTO GLOBAL

O lançamento é global para 33 países em que o serviço opera, incluindo o Brasil. Estados Unidos, Reino Unido e Dinamarca já ofereciam o desconto aos universitários. Segundo os termos de uso, para verificar se você é um “estudante qualificado”, o Spotify pode solicitar comprovantes de matrícula e compartilhar as informações com a SheerID, que oferece suporte na administração das credenciais. Os dados solicitados são: nome, instituição de ensino válida, e-mail, data de nascimento e outros.

O volume total de ofertas com 50% de desconto para universitários é limitado. O Spotify não confirma quantas são as licenças mas, ainda de acordo com os termos de uso, estarão disponíveis “enquanto durar o estoque”. Não serão aceitos, como métodos válidos para pagamento, cartões pré-pagos, vouchers e cartões de presente do Spotify.

Além do período inicial de 12 meses, será possível ativar até três períodos de desconto adicionais – totalizando quatro anos de graduação -, reenviando as informações na página de inscrição da oferta. Esses e outros detalhes estão disponíveis na página oficial, em português: www.spotify.com/br/legal/student-discount-terms-and-conditions.

JORGE & MATEUS SÃO OS MAIS OUVIDOS

Para celebrar o lançamento, o Spotify conferiu como os estudantes brasileiros ouvem música na plataforma e divulgou algumas estatísticas:

– Jorge & Mateus são os artistas mais ouvidos por universitários no Brasil, com base em dados de escuta de jovens entre 18 e 21 anos nos últimas 12 meses.

– A faixa “One Dance“, do Drake, é a música mais ouvida por universitários no Brasil, com base em dados de escuta de jovens entre 18 e 21 anos nos últimas 12 meses.

– Globalmente, universitários são os maiores fãs de música no Spotify: eles ouvem 70% mais horas de música por semana que os outros usuários.

– Sábado é o dia da semana em que escutam mais música – normalmente, 17h é o horário de pico.

– Os dez dias em que universitários mais ouviram músicas e playlists para ajudar a estudar foram no mês de dezembro, com pico no dia 12.

O serviço também pesquisou quais tipos de playlists por momentos são mais ouvidas por esse grupo de universitários. Ao analisarem o tempo que passam escutando cada uma delas, notou-se que eles relaxam, malham e festejam mais do que estudam. No entanto, é verdade que eles gastam mais tempo estudando do que namorando ou jogando videogame…

Relaxar: 35%
Para treinar: 20%
Balada: 16%
Foco: 14%
Romântico: 7%
Para correr: 3%
Jogos: 1%

Ainda de acordo com a pesquisa, os gêneros musicais mais populares no mundo entre estudantes são:

1. Pop
2. Dance Pop
3. Pop Rap
4. Rap
5. Southern Hip Hop
6. Hip Hop
7. Trap Music
8. Dwn Trap
9. Post-Teen Pop
10. Gangster Rap