Jukebox | Hits Latinos Globais

A música latina é uma das melhores e mais bem sucedidas do mundo, e por isso decidimos montar essa lista com cinco canções latinas dos anos 2000 que fizeram e vêm fazendo muito sucesso no mundo todo até hoje.

 

1. Shakira – Chantaje

Shakira é um furacão por onde passa. Seus grandes hits são quase sempre dançantes e cativantes, e essa colaboração com o cantor Maluma, grande revelação do pop latino atual que colaborou também recentemente com Anitta no mega hit “Sim Ou Não“, não poderia ser diferente.

Chantaje” é latina do início ao fim. Seu arranjo e ritmo faz você se remexer antes do término do primeiro verso. Um grande acerto de Shakira e Maluma com potencial para ser o que a ótima “La Tortura” da cantora foi: um hit crossover nas rádios (quando rádios de outros formatos além do de música latina tocam a cação devido ao seu grande sucesso). O vídeo, que já conta com mais de 1 bilhão de views, só acrescenta na atmosfera sexy e dançante da música. Vale a pena conferir.

 

2. Luis Fonsi – Despacito ft. Daddy Yankee

É impossível falarmos de sucessos latinos sem colocarmos o grande hit viral do momento chamado “Despacito” (devagarinho, em espanhol). A canção possui a fórmula perfeita para ter o sucesso que vem alcançando: refrão viciante – quem ainda não se pegou cantando des-pa-cito? -, bons cantores, ótimo videoclipe e até um relançamento com uma participação do hitmaker Justin Bieber, o que atraiu muito mais atenção para a música.

Sobre a versão com Justin Bieber, ela não acrescenta muito à canção. Na verdade até prefiro a versão original, já que Luis Fonsi e Daddy Yankee estão ótimos nela, mas não podemos dizer que tenha prejudicado a música. Sem dúvidas, este é o grande hit do ano até o momento.

 

3. Pitbull – I Know You Want Me (Calle Ocho)

Apesar de ser uma canção de 2009, “Calle Ocho” é talvez uma das melhores músicas da carreira do Mr. Worldwide, também conhecido como Pitbull. Ela tem em sua essência tudo o que o fez ficar famoso: ritmo contagiante e festivo, vídeo lotado de mulheres bonitas e com roupas decotadas e a capacidade de explorar ritmos e sons vindos de várias partes do mundo, como Brasil, Colômbia e Estados Unidos da América.

 

4. Enrique Iglesias
Bailando ft. Descemer Bueno & Gente de Zona

A canção que foi #1 em mais de 50 países em 2014, foi o retorno triunfal de Enrique Iglesias aos charts do mundo. Apesar de a canção não ter nada de espetacular, ela é sobre um homem que vê uma mulher dançando e imediatamente se apaixona por ela devido à paixão com a qual ela se move. Como o amor e a paixão são linguagens universais, o vídeo, que é basicamente um dance vídeo, nos traduz essa letra da melhor forma possível.

No Brasil, a canção ganhou uma versão própria, com colaboração do cantor Luan Santana.

 

5. Don Omar – Danza Kuduro ft. Lucenzo

Se você não esteve em um casulo nos últimos cinco anos, é praticamente impossível nunca ter escutado essa música. A canção não tem nada a dizer e nos leva do nada ao lugar nenhum, mas é inegável que seu ritmo é contagiante e, quando tocado, nos pegamos dançando e nos divertindo. A canção fez muito sucesso nos países de língua latina e inglesa, mas principalmente no Brasil o sucesso foi estrondoso. Temos até uma versão brasileira da canção, feita por ninguém menos que Latino – quem poderia prever -, com a participação de Daddy Kall.

***

Espero que você tenha gostado da nossa animada e nostálgica lista e que, principalmente, deixe nos comentários as canções que acha que deveria estar nela. Quem sabe não fazemos uma próxima Jukebox com as escolhas daqueles que comentaram?

Não deixe de entrar em nosso grupo no Telegram para poder opinar e ajudar a escolher o tema da próxima semana. Grande abraço e até a próxima!