Lista | Dez filmes com dragões

Eles estão em lendas, contos, quadrinhos e principalmente em filmes, séries… E a estrela do momento é Drogon, filho preferido de Daenerys. Quem é fã de Game of Thrones viu o sucesso que esse lindo dragão fez no quarto episódio da sétima temporada da série. Poderoso e imponente, o dragão da rainha renovou o fôlego do seriado, rendendo assunto para o público a semana inteira após a exibição.

Dessa maneira, resolvemos criar uma lista com longas que possuem esses ferozes animais para saciar nosso gostinho de “quero mais”, que sempre fica na gente ao assistirmos cenas grandiosas como a de GoT. Então escolha o seu dragão, prepare a pipoca e bom filme!

 

Coração de Dragão (1996)

Inesquecível para muitos que assistiam Sessão da Tarde, este clássico marcou toda uma geração por exibir uma expressiva história com uma tecnologia considerada avançada para aquela época. Inovando de forma significativa a geração, o filme se destacou por criar de forma computadoriza um dragão que interagia simultaneamente com os atores reais em tela.

Mas como faz muito tempo, vamos relembrar do que se trata o enredo um pouquinho: durante uma revolta de camponeses no século 10, um terrível rei tirano morre em combate no tempo em que seu filho, o jovem príncipe, também é gravemente ferido. A rainha, angustiada com o estado do menino, busca auxílio na única coisa que pode salvá-lo e apela ao poder mágico de um dragão, que concorda em ajudar desde que o príncipe jure se tornar honesto e bom.

Porém, com o passar dos anos, ele se transforma em um rei mais perverso que o pai, levando um fiel cavaleiro a acreditar que foi o dragão que envenenou a essência do até então inocente menino. Em busca de vingança, o homem decide caçar a fera, enquanto mata alguns que encontra pelo caminho. Contudo, o mesmo cavaleiro vê seu destino mudar quando, por conveniência, passa a conviver com o último dragão que falta ser destruído, vivenciando com Draco experiências que ainda não tinha compreendido.


Eragon (2006)

Chegando para dar vida ao primeiro livro da homônima saga de Christopher Paolini, Eragon foi duramente atacado por críticos e fãs da franquia. Entregue com um roteiro muito adaptado, a trama empolga, mas fica devendo a riqueza de detalhes que prometia na tetralogia.

No entanto, nós como telespectadores, devemos reconhecer o esforço dos produtores e dar uma chance para a narrativa que traz Eragon, um jovem filho de fazendeiros que encontra na floresta uma intrigante pedra azul. Para sua surpresa, a estranha pedra manifesta ser um raro ovo de dragão, dando origem à fêmea chamada Saphira, fato que instantaneamente o torna cavaleiro do dragão. Entretanto, essa descoberta revela um caminho para o qual ele já estava destinado, onde com a ajuda de um sábio treinador terá como objetivo defender e salvar os reinos dos dragões, dominado pelo grande vilão Galbatorix.


Harry Potter (2005 e 2011)

Calma, não se assuste ao ler esse nome aqui! Sabemos que essa trama é de bruxos, mas você deve se lembrar do Torneio Tribruxo ocorrido em Harry Potter e o Cálice de Fogo, né? Se sim, então se recorda que na primeira prova cada participante teve que lutar com um grande e temido dragão. Na hora do sorteio, Harry, azarado como sempre, pegou a espécie conhecida como Rabo-Córneo Húngaro, a mais feroz dentre as outras. Com isso, nosso bruxinho preferido teve que literalmente fazer mágica para escapar do grande bicho.

Já em Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, fomos apresentados a um lado da história ainda não visto quando um dragão maltratado, desnutrido e mantido como escravo ajuda Harry e seus amigos durante a fuga do banco Gringotes. Saindo da ficção para a realidade, o bichinho pode ser visto no teto do edifício que fica dentro do Parque Universal Orlando, sonho de consumo de muitos fãs da franquia.


Meu Amigo, o Dragão (2016)

Com uma pegada estilo Tarzan, esse remake de 1977 revela um lado mais fofo que as outras franquias. Porém a grande diferença é que aqui o menino não é criado por macaquinhos ou lobinhos, mas sim por um grande dragão verde. Loucura né?

Após um acidente de carro, o enredo traz Pete, um pequeno menino que passa seis anos na floresta ao ficar órfão com o ocorrido. Sua sorte é logo ser encontrado pelo dragão Elliot, que desde o início passa a protegê-lo como um amigo. Com a capacidade de se camuflar, ninguém desconfia que os dois de fato residam ali, até que certo dia Pete encontra o relógio de Grace, uma guarda florestal, e passa a observá-la de longe enquanto ela trabalha por ali. Mas sem perceber que também está sendo seguido, o garoto acaba descoberto pela jovem Natalie, que desvenda o local tão escondido.

Nesse meio-tempo, após desmaiar e ser socorrido, Pete é levado para um hospital, fazendo com que seu amigo Elliot saia do esconderijo. Revelando-se para o mundo, o dragão passa a ser caçado, mostrando para todos o valor da amizade que a fera mantém com o menino.


Transformers: O Último Cavaleiro (2017)

Mais uma saga estranha na lista, já que esses filmes basicamente contam com robôs e carros, certo? Errado! Quem é fã mesmo sabe que até dinossauros já passaram por aqui. Desde o Lado Oculto da Lua, contamos com a presença de um projétil de Decepticon em forma de dragão, mas foi somente na quinta parte da historinha que tivemos a participação do icônico “robô” dragão de três cabeças na narrativa.

Para quem não assistiu ao quinto filme, humanos estão contra robôs e heróis se tornaram vilões. Após a ida de Optimus Prime para o espaço, Cade Yeager se torna a principal pessoa na terra capaz de garantir a sobrevivência da raça humana. Só que para conseguir isso, ele forma uma improvável aliança com uma professora de Oxford, com um lorde inglês e, claro, com o icônico Camaro amarelo. Desenterrando segredos do passado, essa nova fase irá contar com a ajuda óbvia dos robôs, dos já conhecidos dinossauros e com o novíssimo dragão de três cabeças, sinônimo de novidade na família.


O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

Com o tempo, fomos vislumbrando o temível vilão conhecido como Smaug, da franquia de sucesso O Hobbit. Com um longa dedicado somente para si, esse dragão mostrou a que veio ao revelar um passado de maldade depois de expulsar todos os anões da Montanha Solitária e se apropriar de suas riquezas. Atraído por ouro, esse gigante com olfato aguçado deu muito trabalho – e medo – para os membros da companhia de Thorin.

Com o intuito de retomar a Pedra Arken, Bilbo Bolseiro, Gandalf e um grupo de anões seguem em direção à Montanha em uma missão que deve restaurar o respeito de Thorin e garantir o apoio de outros anões na luta para recuperar o comando do reino. O grande problema é que esse importante artefato perdido está em meio ao grande tesouro guardado pelo temível dragão Smaug. Como se não bastasse a dificuldade da jornada, surge uma força sombria para atrapalhar ainda mais os planos de Gandalf e companhia.


47 Ronins (2013)

Em 47 Ronins, vemos Keanu Reeves lutando contra uma feiticeira que assume a forma de um dragão. No longa, ele interpreta Kai, um mestiço que vive em Ako desde quando era apenas um garoto sob a proteção do líder Asano. Porém, mesmo mostrando toda sua capacidade como guerreiro para o chefe dos samurais Oishi, ele permanece renegado e hostilizado.

Entretanto, quando lorde Kira faz um pacto com uma feiticeira para tramar a queda de Lorde Asano, Kai prova seu valor para o mestre, tendo como motivação a paixão por Mika, herdeira do reino. Ele embarca em uma jornada de risco e enfrenta poderes místicos até então desconhecidos.


Como Treinar o seu Dragão (2010)

Consagrado como uma animação de sucesso e rendendo uma trilogia, este filme carrega uma história tocante e chamativa, capaz de entreter crianças e, claro, adultos. Ao assisti-lo, somos levados à ilha de Beck, local onde vikings dedicam a vida combatendo e matando dragões. Soluço, um menino de 13 anos, filho do chefe Stoico, não vê a hora de crescer e mostrar seu valor para o pai.

Um certo dia, enquanto passeia pela floresta, Soluço encontra ferido o dragão mais temido chamado Fúria da Noite. Sem conseguir matar o bicho incapaz de voar, ele cria empatia pelo animal e faz uma prótese, adaptando a parte da calda que foi perdida. Contradizendo suas raízes, o herdeiro da tribo apelida o dragão de Banguela e dá início a uma amizade muito improvável, baseada na cumplicidade entre humano e dragão.


Shrek (2001 – 2010)

Em Shrek, temos a relação mais duvidosa já vista quando um burro cai nos encantos de um dragão fêmea ao invadir o castelo onde Fiona fica. Fugindo ainda mais dos padrões já exibidos, as sequências do longa trouxeram por um milagre (bizarrice) os filhos mutantes (burros com asa e cuspidores de fogo) gerados a partir desses animais tão distintos. Não sei quanto às crianças, mas como adulto fica difícil imaginar a concepção disso! Afirmo que fiquei bastante perdido. Tem explicação tudo isso?


O Sétimo Filho (2014)

Baseado na série de livros escrita por Joseph Delaney, esta fantástica aventura traz a história de Thomas Ward, o sétimo filho de um sétimo filho, escolhido para ser o suposto aprendiz do caça-feitiço John Gregory. Resumindo os acontecimentos, o jovem terá que aprender em pouco tempo a exorcizar fantasmas, prender feiticeiras, lutar com ogros, entre muitos outros.

Enquanto isso, ele se depara com seu primeiro grande desafio ficando cara a cara com o mal ao ter que deter e combater a magia negra da maléfica feiticeira conhecida como Mãe Malkin. Para quem curte o gênero, o filme conta com dragões, ursos, trolls, seres de quatro braços e uma variedade de criaturas.

***

Então é isso, pessoal! Existem muitos filmes com dragões e sabemos, claro, que faltaram alguns títulos na lista. Por isso, deixe nos comentários quais longas com essa temática poderiam aparecer aqui. Até a próxima!