CinemaFilmesNotícias

Vai começar a 7ª edição do Festival Internacional Pequeno Cineasta, no Rio de Janeiro

Em Outubro, os espectadores terão a oportunidade de conferir a visão de mundo de crianças e jovens entre 8 e 17 anos através da arte durante o Festival Internacional Pequeno Cineasta (FIPC), que chega à sua sétima edição este ano no Rio de Janeiro. O projeto, idealizado pela atriz e produtora Daniela Gracindo, contará com oito mostras e diversas atividades paralelas para adultos e crianças entusiastas do mundo cinematográfico. O festival ocorrerá simultaneamente no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB (Centro), Instituto Cervantes (Botafogo), Arena Dicró (Penha) e no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico de 12 a 29 de Outubro, com entrada gratuita.

O FIPC exibirá 78 curtas de variados gêneros através de mostras competitivas e não-competitivas. E contribuindo para o teor internacional do projeto, além das produções vindas de sete estados brasileiros, o festival também contará com exibições de filmes feitos por crianças e jovens de lugares como Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Itália, Polônia, Portugal e Taiwan.

Os filmes das mostras competitivas serão avaliados por um júri composto por 20 crianças e jovens que já possuem experiência na produção de obras audiovisuais. Além disso, o público geral também participará na votação das mostras nacionais e internacionais. Ao todo, são quatro mostras competitivas: Nacional – categoria de filmes feitos por crianças de 8 a 12 anos; Nacional – categoria de filmes feitos por jovens de 13 a 17 anos; Internacional – categoria de filmes feitos por crianças de 8 a 12 anos; e Internacional – categoria de filmes feitos por jovens de 13 a 17 anos. Cada uma das quatro mostras competitivas contarão com dois vencedores: um pelo júri oficial e outro pelo júri popular.

Além das exibições dos curtas, o FIPC contará com atividades paralelas para diferentes públicos. Para as crianças, haverá a Oficina Claquete ministrada pela idealizadora do evento, Daniela Gracindo, que mostrará aos pequenos os conceitos básicos da linguagem cinematográfica, e o Workshop de Animação Ambiental ministrado por Alexandre Juruena, diretor-geral do Anim!Arte, que apresentará técnicas de animação experimental através de materiais naturais como folhas, sementes, flores e materiais recicláveis.

Já para os adultos, o festival contará com um workshop para educadores aprenderem novas ferramentas e métodos de ensino de audiovisual para seus alunos. A oficina será ministrada por Jacqueline Sánchez Carrero e Enrique A. Martinez, diretores do Taller Telekids, um workshop da Espanha destinado à crianças que têm interesse em conhecer o universo cinematográfico mais a fundo. As atividades mostram que o festival promete estimular ainda mais o público a não somente consumir audiovisual mas, também, produzir seu próprio conteúdo.

Além das mostras dos filmes do próprio festival e das oficinas, o FIPC também preparou uma surpresa para os pequenos no feriadão. No dia 12, Dia das Crianças, o evento abrirá suas atividades ao público com uma sessão especial de D.P.A. – O Filme em parceria com a Paris Filmes e o canal Gloob. Ao final da sessão, haverá um bate-papo exclusivo com os atores Caio Manhente (Tom) e Cauê Campos (Capim) sobre a experiência de fazer cinema. Em seguida, haverá a exibição de dois episódios inéditos da nova temporada da série com a participação da atriz Nicole Orsini (Berenice).

O Festival Internacional Pequeno Cineasta vai de 12 a 29 de Outubro em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Vale lembrar que toda a programação do festival é gratuita, incluindo os workshops. Para outras informações sobre o FIPC e a agenda de atividades, confira o site oficial do evento.

Fotos: Marta Azevedo e Carla Domingues/Festival Internacional Pequeno Cineasta