ReviewsSéries

Arrow | 6×03 – Next of Kin

É verdade que o retorno de Arrow para sua sexta temporada não foi aquilo que todos esperavam, mas agora as coisas estão indo em um bom caminho. A cada semana a série fica melhor e as bases para os eventos principais da temporada já estão quase prontas.

Aparentemente Diggle vai estar no centro de uma boa parte da trama desta temporada, e isso é uma boa decisão. O personagem é vital para a série e já mostrou ter capacidade de segurar enredos maiores, então essa é uma progressão lógica para ele. O uso de drogas para controlar os sintomas do seu problema (e poder ajudar seus companheiros), as dificuldades iniciais rapidamente superadas como líder da equipe, nada parece fugir completamente dele e daquilo que vimos ao longo dos anos, então fica a torcida para que os roteiristas consigam desenvolver bem essa narrativa sem descaracterizar ou prejudicar o personagem.

Outro ponto lógico vendo a progressão da história é o retorno de Olicity. Esse casal é um dos mais estranhos da televisão devido à forma como os fãs reagiram a ele: primeiro a maioria queria, mas depois que o romance se concretizou todos passaram a abominá-lo. Da primeira vez o péssimo roteiro foi o motivo por trás do fracasso do casal, se dessa vez conseguirem não transformar tudo em um melodrama insuportável, então é provável que finalmente o público consiga acompanhar o relacionamento que parecia tão promissor alguns anos atrás. E agora ainda existe um fator que faz com que esse otimismo aumente: o filho do Oliver. A dinâmica dele com a Felicity está boa e isso pode gerar bons momentos na frente das câmeras.

Os outros membros do Team Arrow não foram tão marcantes assim, mas existe algo a ser comentado aqui: é bom ver a relação de Dinah e Diggle se desenvolvendo. Ela está cada vez mais com cara de braço direito do novo Arqueiro Verde e a dinâmica entre eles é muito boa, o que ajuda bastante tanto nas cenas de combate quanto nos diálogos entre missões. Entretanto, diferente dos pontos já comentados, essa mudança na equipe não parece tão natural ou óbvia quanto o resto. É legal ver John ganhando destaque e liderando a equipe, mas não com o manto de Arqueiro, especialmente porque é óbvio que isso é temporário. A ausência do Oliver é sentida nas cenas de ação, e ver o seu traje sendo usado por outro só deixa a situação menos agradável. Se Roy ainda estivesse no programa, seria possível passar o manto para ele e a liderança para o Diggle e tudo se encaixaria melhor, inclusive com os quadrinhos. Uma pena que isso não é uma opção.

O único problema apresentado no episódio foi o fato de que a agente Watson continua querendo desmascarar o Oliver. E novamente o roteiro seguirá esse caminho desinteressante: alguém acha que o Oliver é o Arqueiro e quer provar. E quando essa pessoa está quase conseguindo descobrir tudo, algo acontece e o problema se resolve. Se essa personagem for a chave para revelar a identidade secreta do Oliver definitivamente, então tudo valerá a pena no final, mas se ele conseguir se safar de novo nós teremos uma quantidade grande de cenas desperdiçadas que não passarão de perda de tempo.

Next of Kin conseguiu aumentar a curiosidade sobre os eventos que estão por vir nesta temporada, além de definitivamente preparar a base para grande parte do que virá depois. Com a melhor sequência de combate desde o seu retorno, além dos outros pontos positivos já ditos, este episódio foi de longe o melhor deste sexto ano até aqui.