Vikings | 5×04 – The Plan

Vikings trouxe um episódio bastante decisório para seus próximos capítulos. Primeiramente, Ivar se vê contra a estratégia saxã de cercá-los para morrerem de fome e sede. Mesmo com algumas controvérsias entre o rei e o bispo, os saxões recebem a notícia de que Ivar e seus homens deixaram a grande cidade e partiram. Contudo, ao adentrar as paredes da cidade, eles se deparam com algo diferente: “porque os ratos estão sobre o chão?“. Claro que a pergunta de Heahmund nos levará a alguma resposta incrível, não duvido das habilidades estratégicas de Ivar, principalmente quando o mesmo não liga muito para o plano inimigo. Mais alguém acha que sangue está para jorrar deste plot?

Do outro lado do mar, vemos que Bjorn está ficando tão ambicioso quanto o seu pai e quer nada mais do que conhecer Roma – agora, antigo núcleo de poder da época. Aconselhado por um de seus seguidores, Ironside decide desembarcar na Sicília, onde oferece seus serviços ao governante da cidade e logo depois pede para conhecer o homem mais poderoso do mundo árabe, já que o mesmo ouve falar em terras como África e sua curiosidade sobre as mulheres do novo mundo também o movem. Lagertha, lá em Kattegat, diz com toda certeza que seu filho retornará. Até o momento eu só peço a Odin que o primogênito dos Lothbrok tenha é cuidado – não confio muito no povo árabe, se é que entendedores de História me compreendem.

Falando na nossa rainha, ela fecha acordo com Ubbe sobre ele a apoiar contra Harald, se ela fizer o mesmo contra Ivar. Claramente o garoto toca na morte de sua mãe, mas Lagertha diz para eles acertarem isso depois. Vimos também que a esposa dele tramava contra destronar sua rainha e, ao perceber isso, uma das melhores cenas da temporada nos foi mostrada: Lagertha, que foi traída sua vida inteira por homens e mulheres, pede que se a garota desejar traí-la também o tente fazer, afinal ela já está acostumada. Chorando, a menina se retira de sua presença. Nada além de respeito aqui. Como não amar essa mulher? A pessoa passa por tudo o que passou e não é uma rainha qualquer não! Chupa, Aslaug!

E já que estamos falando em traidores, Astrid – a embuste-mor da série – decide casar com Harald. Não confiei nem no flashback dela antes de dizer sim. Também foi interessante ver que Harald está caçando tubarões para usar o seu óleo em batalhas. Bem interessante, mas será que isso vai ajudá-lo contra Ubbe e Lagertha mesmo? Acredito que não, e deste plot meu único desejo é ver a morte de Astrid – que está indo bem tarde na série.

Lagertha também foi procurar o vidente para que ele lhe esclareça mais algumas coisas, mas a única coisa que acabou sabendo é que as consequências da morte de Ragnar ainda não terminaram e a rainha precisa se preparar para coisas bem piores no seu futuro. Mais alguém já está chorando com a morte da personagem? Mais claro que isso só os trovões de Thor dizendo sim ao pedido de Floki de deixar a ilha para atrair mais homens tementes à Odin.