AnimaçõesReviewsSéries

Dragon Ball Super | Ep. 131 – A Miraculous Conclusion! Farewell Goku! Until the Day We Meet Again!

Depois de mais um ano acompanhando Dragon Ball Super semanalmente, é até difícil escrever sobre o final da saga do Torneio do Poder, que já pode ser considerada uma das melhores de todo o anime. Mas o dia enfim chegou. Por todo o mundo, milhares de pessoas acompanharam o episódio ao vivo, mostrando como Dragon Ball é um fenômeno incomparável no mundo dos animes. O episódio passou rápido, mas foi recheado de emoção e de momentos épicos que nunca esperaríamos ver. No fim, tudo deu certo, muito certo por sinal, mas deixando enormes brechas para continuação, que, como todos sabemos, virá com o filme em dezembro.

O derradeiro episódio de Dragon Ball Super começou com Nº 17 e Freeza encarando o combalido Jiren. Freeza não segurou seu lado irônico e conseguiu lutar de forma equilibrada com a lenda do Universo 11. Mas, tentando humilhar o adversário, Freeza acabou provocando Jiren, que com o apoio emocional de Toppo se reergueu e partiu pra cima. A cena de Jiren socando Freeza e segurando seu rabo com o pé é inesquecível, mas não mais inesquecível do que viria a seguir. Son Goku retornou para o combate e lutou junto a Freeza na aliança mais improvável possível. A dupla lutou com uma dinâmica e sincronismo perfeitos, provando que são rivais que se completam foi mal Vegeta. Como resultado, Jiren caiu, levando junto Goku e Freeza.

Quem vai dizer que não foi merecido?

Com apenas o Nº 17 na arena, vencedor mais do que merecido, veio o pedido que todos esperavam: o retorno dos universos eliminados. Zen’Oh mostrou que já previa um pedido altruísta, era isso ou tudo seria eliminado. Desta forma, Jiren e Goku poderão lutar de novo algum dia. Até mesmo Freeza foi ressuscitado por Whis como presente de Bills e está de volta à ativa. A cena final do Imperador do Universo deixa claro que ele não virou anti-herói, continua sendo um vilão.

No geral, este foi um episódio emocionante por ser conclusivo. Mas além de tudo ter dado certo, me incomodou um pouco a pressa. A solução foi explicar os acontecimentos em imagens rápidas. De qualquer forma, nada que comprometa a experiência. Dragon Ball Super vai deixar muitas saudades até seu retorno. Aproveito para agradecer a todos que acompanharam as reviews semanalmente aqui no site, foi uma experiência muito divertida para mim, mas também um desafio falar deste anime tão querido por tanta gente. Obrigado! E como diz o título do episódio, até o dia em que nos veremos de novo!

Até um dia, Jiren!

Considerações Finais

– Passa quase batido, mas o fato de Goku não poder mais alcançar o Instinto Superior é muito importante. Mostra que essa transformação vai ficar só para o último momento e não virar algo banal como aconteceu com o Super Saiyajin Blue.