AnimaçõesPokéStopVariedades

PokéStop | #9 – Episódios Banidos

Com mais de 900 episódios, Pokémon já trouxe diversos tipos de histórias ao longo de todos esses anos, se reinventando muitas vezes ou seguindo tramas já batidas. Mas alguns episódios já foram muito polêmicos para serem exibidos nos Estados Unidos ou em outro país e sofreram cortes, pois o tipo de censura é diferente no Japão. Esses episódios são considerados episódios banidos e a maioria deles nunca teve uma exibição no Brasil.

Ficou curioso para saber quais são eles? Abaixo segue uma lista com os principais e um breve resumo do motivo de terem sido banidos.

 

Episódio 18: Férias em Acapulco

Este episódio foi banido devido ao James, da Equipe Rocket, ganhar seios que pareciam naturais ao usar um biquíni para ganhar um concurso de beleza. Ele aparecia durante muito tempo desse jeito durante o episódio e por isso foi cortado drasticamente dele.

 

Episódio 19: Tentacool & Tentacruel

O episódio chegou a ser exibido em todo o mundo, porém, depois dos ataques terroristas contra as Torres Gêmeas, em 11 de setembro em 2001, os Estados Unidos não o exibiu mais, já que nele um Tentacruel gigante destrói prédios que estão no seu caminho.

 

Episódio 23: A Torre do Terror

Também teve sua exibição parada nos Estados Unidos, mesmo voltando posteriormente a ir ao ar. O motivo? O título lembrava os ataques de 11 de setembro de 2001. Neste episódio, Ash, Misty e Brock vão à Torre do Terror tentar capturar um Pokémon fantasma para poderem derrotar Sabrina, a líder de ginásio psíquico.

 

Episódio 35: A Lenda de Dratini

O banimento deste episódio se deu devido ao uso excessivo de armas de fogo durante ele. Elas já foram usadas algumas vezes no anime, mas neste capítulo aconteceram disparos. E como nessa época houve muitos tiroteios envolvendo crianças nos Estados Unidos, ele foi retirado de exibição. Isso causou uma certa confusão na história do anime, já que Ash capturou seus TRINTA Taurus neste episódio, cada um de uma maneira mais inusitada que a outra, fazendo com que Ash tivesse seus Taurus em episódios seguintes DO NADA.

 

Episódio 38: O Soldado Elétrico Porygon

Este é um dos episódios banidos mais famosos. Ele foi banido em todo o mundo, inclusive no Japão. Durante o episódio, Ash e seus amigos entram num Cyber Espaço com Porygon. Quando a Equipe Rocket dispara mísseis e o Pikachu os explode com Choque do Trovão, uma luz vermelha e azul pisca na tela. Na época, isso fez com que 800 crianças japonesas fossem parar no hospital por convulsões epilépticas. Depois disso, o anime entrou em hiato por quatro meses e foi quase proibido de ser exibido novamente.

 

Episódio 252: Caverna de Gelo

Este episódio foi banido devido às pessoas terem tido problemas com o Pokémon Jynx por ser um “Esteriótipo Racial”. Como ela aparecia praticamente o tempo todo, decidiram que este capítulo não fosse ao ar. Posteriormente, a Jynx teve o rosto preto trocado pela cor roxa. Outro motivo é que, durante o episódio, Brock está doente e alucinando, ele acha que Jynx é a Enfermeira Joy e beija o Pokémon. Muitos dizem que o motivo do banimento deste seja por comparar este momento com zoofilia.

 

Episódio 348: Quanto Mais Brigas, Melhor!

Este episódio foi banido apenas na França, Itália e Egito por ser uma história que não consideravam apropriada para as crianças, já que envolve assuntos maduros e briga de guerra dos sexos entre Ash e May e Jessie e James.

 

Episódio 377: Batalha na Ilha do Tremor! Barboach vs. Whiscash

Devido ao Pokémon Whiscash fazer um terremoto durante o episódio, ele não foi exibido em qualquer lugar do mundo, sempre sendo adiado, porém nunca exibido. O problema era que no Japão, nessa época específica, estava acontecendo diversos terremotos e pensaram que poderia ser de muito mal gosto exibir tal episódio em um momento tão difícil, se tratando desse assunto.

 

Episódios 682 e 683: Equipe Rocket vs. Equipe Plasma

Este último episódio não foi ao ar também em qualquer lugar do mundo, assim como o anterior desta lista. Ele possuía os mesmos problemas de causar abalos sísmicos e destruir cidades. Iria ao ar no Japão em março de 2011, logo após os terremotos de Sendai, que causaram tsunamis e diversos problemas na Usina Nuclear em Fukushima.

***

Existem alguns outros episódios que não foram exibidos nos Estados Unidos, pois eram resumos da saga ou não eram importantes para o desenrolar da história do Ash a partir do ponto que eram exibidos. Mas esses são os principais. Se você procurar um pouco na internet, vai conseguir encontrá-los (geralmente em inglês ou japonês).

Ficou curioso para ver esses episódios ou já os tinha assistido? Não deixe de comentar e nos vemos na próxima!