ReviewsSéries

RuPaul’s Drag Race | 9×13 – Reunited

Pela primeira vez na herstory de Drag Race, tivemos o Reunited antes da coroação que revela a nona drag superstar. E felizmente depois de diversas temporadas sem o Reunited “de raiz”, ele voltou. Claro que é muito legal assistir a grande final com uma reunião de todas as drags daquele ano do programa, porém faltava aquilo que tínhamos lá pelas primeiras temporadas quando elas discutiam tudo o que ocorreu na temporada e nos davam barracos incríveis, e claro que essa volta não poderia ter sido melhor.

Jaymes Mansfield, Cynthia Lee Fontaine, Kimora Blac e Sasha Velour foram as mais apagadas e tiveram no máximo umas cinco frases. Sasha nem parecia pertencer ao Top 4 da temporada que ainda estava concorrendo pela coroa. Jaymes e Kimora foram as primeiras eliminadas e realmente não tinham muito assunto, mas Cynthia atingiu a cota de falar “cucu” e quando precisou falar algo além, ficou quieta.

O grande foco, ao meu ver, foram as eliminações chocantes que aconteceram nesta temporada. Primeiro com Charlie, que deu mil desculpas para não continuar no programa. Uma hora é que estava cansada, outra que não queria mais continuar e, por último, depois de um ano sem dizer nada durante todo o programa, tinha uma costela quebrada. Então, se você vai dar uma “desculpa”, mantenha uma só ou diz logo a verdade. Ficar enrolando e criando mil fanfics para ter saído ao invés de admitir que falhou durante aquela semana é muito mais feio para a pessoa.

Eureka foi comentada também e mais uma vez confirmou que a queen volta para a décima temporada do programa. Quando é mostrado o vídeo de sua saída, RuPaul pede para Farrah reproduzir o choro daquela ocasião, que foi ótimo, e a drag teve ótimos momentos durante este episódio. Ela era arrastada, mas era do amor.

Valentina, por sua vez, foi a mais criticada por todos que estavam ali. Dá para ver como ela tinha uma confiança altíssima em si mesmo e o quanto a sua saída precoce do programa a afetou. Ela confia tanto no que apresenta que tem vezes que parece até delusional de tão forçada que é. Ela até se compara à cantora Selena… E vamos combinar, né? Para de passar vergonha!!

Por outro lado, e por mais que muitos estejam certos, ela tem momentos de ataques até demais que me lembrava a Phi Phi na reunião do All Stars 2. Parece que o foco fica só nisso e que a temporada se mantém só pelos ataques em uma drag específica. Valentina errou feio diversas vezes quando via sua fanbase atacar sem motivos suas colegas de programa e não fazer absolutamente nada, mas está longe de ser o maior demônio existente na face da Terra. Ela mandou Farrah, o amor da temporada, calar a boca, isso que não tem perdão.

Sobre Nina, não leiam isso como um shade, mas ela precisa realmente procurar um tratamento psicológico. Não é normal o jeito que ela acha que as outras a atacam. Claro que as câmeras não mostram tudo o que acontece, mas parece que ela mesmo acha que é motivo de assunto de todas que ali estão. Ela teve traumas em seu passado que a fizeram ser assim, mas isso é algo que só ela pode resolver indo se tratar. Ao mesmo tempo que reviro meus olhos por cada complexo de perseguição que a mesma acha que sofre, eu penso que tem um motivo para ela ser assim e que precisa ser tratado.

Shea estava possuída durante toda a reunião de drags e cada vez que uma era o foco, ela aparecida para dar alguma opinião e ser totalmente maravilhosa em tudo que dizia. Trinity e Peppermint também foram ótimas nas poucas vezes que falaram. Parece besteira, mas dá para notar de longe quem é o Top 4 entre todas (deveria falar Top 3, na verdade).

Aja foi uma grande surpresa. As caras e bocas com qualquer assunto que surgia foram divertidíssimas, e até as coisas que ela disse se tornaram momentos hilários para se lembrar. Se a queen tivesse sido mais assim durante esta temporada, acho que ela teria conquistado muito mais amor de todos.

Ao final de todos os barracos, shades, choros e afins, a Miss Congeniality foi revelada. E para a surpresa de vários ninguém, Valentina venceu por voto popular. Esse é o problema do MC ser baseado no voto das pessoas, elas sempre votam em alguém que na cabeça delas foi injustiçada. Até hoje não dá para engolir a vitória de BenDeLaCreme quando Joslyn Fox é que deveria ter ganhado na temporada 6.

Mas felizmente Farrah mudou o nome do prêmio para Fan Favorite, porque foi isso que ela foi. Foi até bem tosco ficar criticando e contestando a menina por ter levado o prêmio. Vida que segue, né. Quem sabe na próxima temporada dividam e façam um prêmio Favorita dos Fãs e um de Miss Simpatia, em que as próprias queens do programa votam. Fica a ideia aí, RuPaul.

Semana que vem tem a grande final desta temporada e foi revelado que as quatro drags que ainda concorrem pelo prêmio vão disputar numa batalha de dublagem durante o finale. O que nos resta agora é torcer, pois tudo já foi gravado, e aguardar pelos spoilers. Muita gente (inclusive eu) não vai gostar desse formato do final.