Jukebox | Especial Dia Mundial do Rock

Hoje é dia de rock, bebê! No dia 13 de julho de cada ano comemoramos o Dia Mundial do Rock, data em que os amantes de um bom som homenageiam esse estilo tão importante e lendário da música. E como esta é uma coluna de música, não poderíamos deixar de homenagear as grandes lendas do cenário rock mundial com um lista de canções que vão fazer você aproveitar ainda mais este dia especial. Vamos a ela?

The Beatles – Hey Jude

Não tem como falar de rock sem citar a maior banda do mundo! “Hey Jude“, canção composta pela dupla Lennon/McCartney, foi lançada em 1968 e, sem dúvidas, é uma das músicas mais icônicas e importantes do mundo.

 

Legião Urbana – Pais e Filhos

Sim, somos bem cafonas e colocamos Legião Urbana na lista porque é inegável a importância da banda para o cenário do rock brasileiro. Quem nunca se pegou cantando nas festas ou karaokês os hits “Faroeste Caboclo“, Eduardo e Mônica“, Tempo Perdido“… Mas, ao menos para este que vos escreve, nenhuma música da banda supera “Pais e Filhos“, um retrato extremamente poético do que é ser jovem.

 

Nirvana – Smells Like Teen Spirit

Outra canção que não poderia faltar nesta lista é “Smells Like Teen Spirit“, que nasceu de uma grande confusão feita por Kurt Cobain ao achar que a frase Kurt smells like teen spirit (Kurt cheira a espírito juvenil), escrita em spray na sua parede por uma amiga, tinha algum significado revolucionário ligado ao anarquismo, quando, na verdade, era apenas uma referência ao desodorante Teen Spirit usado por sua namorada daquela época. Mesmo assim, a canção estourou no mundo todo e transformou a banda Nirvana em um dos maiores ícones do grunge de todos os tempos. Outra versão excelente dessa mesma canção é a de Cássia Eller no Rock in Rio de 2001. Lenda!

 

The Rolling Stones – (I Can’t Get No) Satisfaction

A banda The Rolling Stones iniciou sua carreira no início da década de 1960 e é considerada uma das maiores e mais bem sucedidas de todos os tempos. Ao lado dos Beatles, protagonizam o topo da chamada Invasão Britânica do Rock ocorrida nos anos 1960.

O grupo possui muitos hits e continua fazendo muito sucesso até hoje. Entre eles temos “Sympathy For The Devil“, “Paint It Black“, “Gimme Shelter” e minha favorita, “(I Can’t Get No) Satisfaction“, que merece destaque aqui na coluna apenas por existir. Por mais que Mick Jagger venha recentemente sendo lembrado mais no Brasil por ser pé frio em jogos da Copa do Mundo ou por ser o pai do filho da Luciana Gimenez, máximo respeito aos Rolling Stones. Ícones da música merecem ser reconhecidos sempre!

 

U2 – Beautiful Day

Como terminar esta lista sem falar da banda de rock mais humanitária que a gente respeita? Sim, a U2 também está aqui marcando presença. Formada em 1976, Bono Vox e companhia têm uma coletânea impressionante de hits e lotam estádios ano após ano com suas turnês incríveis. Entre os maiores sucessos da U2 estão “Sunday Bloody Sunday“, “Miss Sarajevo“, “Vertigo“, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For“, “One” e outras canções memoráveis. Escolhi a canção “Beautiful Day“, do álbum “All That You Can’t Leave Behind“, pela mensagem de esperança que ela representa e principalmente por demonstrar exatamente o motivo pelo qual a U2 chegou ao patamar em que está hoje.

***

P.S.: Como aqui é o LoGGado, não poderia terminar esta edição sem enaltecer a mãe do punk rock, aquela que inventou o rock de boutique: pode entrar, Avril Lavigne! Obrigado por toda sua colaboração e dedicação para o gênero. Vocês querem rock? Então segura esse rock!

Espero que você tenha curtido nossa Jukebox especial do Dia do Rock e aguardo o seu comentário com as canções favoritas desse gênero! Além disso, não deixe de entrar em nosso grupo no Telegram para poder opinar e ajudar a escolher o tema da próxima semana. Grande abraço e até mais!