CinemaCríticasFilmes

Crítica | Como se Tornar um Conquistador

Algumas pessoas têm certeza do trabalho que vão exercer desde crianças. Mais do que isso, sabem que para se ter alguma coisa na vida é necessário muito esforço e trabalho duro. Outras vezes, porém, surgem aqueles mais criativos ou preguiçosos – entenda como quiser – e apresentam um plano alternativo.

Eugenio Derbez dá vida ao personagem Maximo, protagonista em Como se Tornar um Conquistador, filme dirigido por Ken Marino (de Gattaca – Experiência Genética e Viajar é Preciso) que reúne ainda os atores Salma Hayek, Rob Lowe, Raphael Alejandro, Kristen Bell e Michael Cera. Após a morte trágica de seu pai, um homem extremamente trabalhador, Maximo decide que não vale a pena se esforçar tanto assim, embora tenha certeza de que quer ser muito rico. A maneira que encontra para ter dinheiro sem trabalhar é se casando com uma coroa rica.

O plano de Maximo funciona durante 25 anos, tempo que permanece casado com a ricaça até que ela decide trocá-lo por um rapaz mais jovem e mais galante. Agora não mais tão jovem, mas ainda bastante convencido e cheio de si, Maximo precisa encontrar outra esposa para continuar levando a vida boa com a qual está acostumado. Claro que tudo fica mais difícil e ele se vê obrigado a pedir abrigo para sua irmã mais nova, que representa seu total oposto: uma mulher trabalhadora e esforçada, que faz de tudo para se tornar uma boa arquiteta e criar seu filho, Hugo, com dignidade. É claro que a chegada de Maximo irá colocar tudo de pernas para o ar.

Embora o roteiro seja simples e sua premissa um tanto quanto boba, é um filme que agrada quem o assiste, não só por ser divertido, mas também por trazer uma mensagem incomum de que às vezes há realmente outro caminho, que não o do trabalho árduo, para alcançar seus sonhos. Junte isso com a atuação impagável de Derbez, que nos entrega um personagem que com certeza pensa que é um deus grego, e que, apesar de algumas trapalhadas, acaba tendo algo de sedutor, afinal consegue o que quer. Outro personagem que merece ser mencionado é Hugo, o sobrinho de Maximo, responsável pela “redenção” do tio, uma vez que o faz dar valor à família novamente.

Como se Tornar um Conquistador é um filme que cumpre seu papel como comédia. Quem sabe signifique até que possamos ver mais de Eugenio Derbez em futuras produções norte-americanas.