ReviewsSéries

Marlon | Primeiras impressões sobre a nova série de Marlon Wayans

Marlon é a mais nova aposta para as noites de quarta-feira da rede americana NBC. A história acompanha a vida de Marlon Wayne, uma sensação da internet que divide as responsabilidades de criar seus dois filhos, Marley (Notlim Taylor) e Zachery (Amir O’Neill), com sua ex-mulher, Ashley (Essence Atkins), bem como as embaraçosas situações em que se mete para tentar manter a família unida mesmo após o divórcio.

Em sua estrutura, Marlon não é uma série inovadora, muito pelo contrário. Ela segue à risca a “receita de bolo” que algumas produções do gênero vêm moldando há alguns anos com o modelo de uma mãe protetora, um pai com atitudes infantis e filhos com características extremamente opostas. Além, claro, da amiga que está sempre plantando a discórdia entre o casal e do amigo sem futuro que se torna tão parte da família quanto qualquer outro integrante. No entanto, apesar dos clichês e da eterna sensação de que você já viu algo assim antes, a série tem uma carta na manga (e sabe disso): O próprio Marlon Wayans.

O comediante tem muito talento e carrega consigo o legado da família Wayans, que está por trás de sucessos da comédia como Todo Mundo em Pânico (Scary Movie), As Branquelas (White Chicks) e a clássica Eu, a Patroa e as Crianças (My Wife and Kids), mas o que fica evidente em Marlon é que a série não parece saber utilizar seu próprio artifício principal.

A série se chama Marlon. O personagem de Wayans também. O programa de Marlon na internet se chama The Marlon Way. A música de abertura repete o nome, no mínimo, umas 30 vezes ao longo de seus 15 segundos. A hashtag que aparece nos vlogs dele também leva o nome do personagem. É quase uma lavagem cerebral no espectador, além de ser extremamente exaustivo. Em diversas cenas, o próprio elenco se torna a plateia de seu show, estando ali apenas como um adereço para a estrela principal. Marlon é o centro de tudo o tempo inteiro, tornando a série um grande circo de um homem só.

Além disso, a série não deixa margens para que os outros atores também façam humor ou tenham seus momentos de destaque. Mesmo quando não está em cena, Marlon é o assunto principal e a grande solução de todos os problemas da trama, evidenciando cada vez mais a inferioridade e a falta de desenvolvimento dos outros personagens.

Ashley, interpretada por Essence Atkins, parece que foi retirada exatamente do último episódio de sua outra série, Já Chegamos? (Are We There Yet?), e colocada diretamente em Marlon, de tão parecidas que as duas personagens são – principalmente no que diz respeito à personalidade. Já Yvette, a amiga de Ashley na trama e interpretada por Bresha Webb, é forçada e mal desenvolvida. Até sua breve participação em Grey’s Anatomy foi mais relevante do que sua nova personagem.

As crianças Marley (Notlim Taylor) e Zachery (Amir O’Neill) sequer têm a chance de mostrar qualquer desenvoltura na frente das câmeras, surgindo apenas como suporte para histórias secundárias e para as comparações de infantilidade com Marlon. Stevie (Diallo Riddle), que mora de favor na casa do amigo, é o único personagem que consegue fazer a trama valer a pena. No entanto, também não tem o destaque que merece e acaba ficando tão apagado quanto os outros.

Embora os personagens sejam mal desenvolvidos para dar destaque ao humor de Wayans, espera-se que, pelo menos nessa parte, a série acerte, correto? Errado! Infelizmente essa é outra parte que Marlon deixa a desejar. Os textos são extremamente rasos e com piadas que o público já está cansado de ouvir, e as poucas cenas realmente engraçadas se devem à caricata atuação de Wayans que, em alguns momentos, consegue, brevemente, transformar a experiência de acompanhar sua série em algo prazeroso a seus espectadores.

Fazer comédia hoje em dia não é uma tarefa fácil e Marlon é um exemplo frustrado disso. Mesmo com uma premissa contemporânea e que agradaria ao público geral, a série falha em diversos quesitos que não deixam nenhuma expectativa para o que ainda está por vir. Honestamente, se você quer assistir a uma boa sitcom baseada em uma típica família americana para rir e se identificar com as histórias, você está procurando no irmão Wayans errado.