ReviewsSéries

How to Get Away with Murder | 4×04 – Was She Ever Good at Her Job?

Depois de acompanhar pessoalmente como as falhas da defensoria pública afetaram diretamente seus últimos clientes, Annalise está com sede de justiça. Não é por menos, os erros cometidos pelos defensores geraram graves consequências para muitos e a advogada agora decidiu atacar e entrar com uma ação coletiva como forma de tentar abrir uma nova porta na vida daqueles que foram negligenciados pelo sistema. Ela quer ir a fundo no caso, mas precisa de recursos. Mais precisamente, 40 requerentes confiáveis que passem credibilidade. Além, claro, de dinheiro.

Para conseguir os requerentes, a advogada apostará suas fichas nos casos antigos de Virginia Cross para tentar encontrar algum indício de falha em seus arquivos. Quanto ao dinheiro, bom, Annalise está falida e precisará pegar um caso paralelo o quanto antes para conseguir dar entrada na ação. Sendo assim, ela vai a uma velha conhecida: a diretora da Universidade de Middleton, Soraya Hargrove, que está passando por um complicado processo de divórcio, correndo o risco de perder a guarda dividida de seus filhos.

E Annalise aborda a diretora a fim de tentar convencê-la de que poderá ganhar se permitir que ela a represente no caso. Ela só não contava com o fato de Soraya ser representada por Tegan, advogada da Caplan & Gold, e sua mais nova estagiária, Michaela Pratt. E como se o Bonnie x Keating da semana passada não tivesse sido bom o bastante, chegou a vez de Michaela enfrentar a ex-professora na batalha pelo caso de Hargrove.

A ex-aluna chega a abordar a advogada no elevador para impedi-la de se envolver com sua nova empresa, argumentando que finalmente conseguiu se desvincular de seu passado e agora tem uma mentora melhor do que ela. Keating logo alfineta a estudante dizendo que, novamente, ela está procurando uma figura materna em uma personalidade feminina ao redor dela. A verdade dói, meus amigos!

O episódio nos mostrou ainda um pouco mais da rotina na promotoria, agora que Bonnie também decide reunir os arquivos dos casos passados de Virginia Cross. Essa perseguição à Annalise está ficando exaustiva de se acompanhar. Por mais que digam que ela e Nate estão completamente desvinculados da advogada, ambos não conseguem desviar o olhar quando a encontram nos corredores dos tribunais. Nate questiona tanto as atitudes de Annalise, mas insiste em se manter por perto. Talvez ele seja um grande fã de O Poderoso Chefão e tenha adotado a lógica de deixar os inimigos tão próximos quanto os amigos. Ou ele só é masoquista mesmo, vai saber.

Ao final do episódio, no flashforward, vimos nossa onipresente Bonnie entrar em uma outra cena de crime, desta vez no escritório da Caplan & Gold. Assim como no hotel de Annalise, o cenário é de caos. O sangue espalhado pouco adiante do elevador trilha os caminhos para uma testemunha: Oliver. Assim como no mistério da temporada anterior, Ollie será uma peça importante nessa fase da série, podendo ser ele quem vai nos revelar o que se passou para a trama chegar a tal resolução.

Há um outro detalhe pertinente a se destacar. Ao final de Was She Ever Good at Her Job?, vemos Isaac gravar notas relacionadas à sua paciente. Segundo ele, tratá-la seria um gatilho, o que assumo que seja para sua dependência química. Logo em seguida, o vemos receber sua mais nova paciente, Julie, que na verdade é a nossa mascotinha Bonnie. Ao que deu para entender, ela estaria lá para investigar a advogada, mas de qualquer forma a relação da dupla também se desencadeará pouco tempo depois, já que ainda durante o flashforward do episódio vemos Isaac recusar uma chamada de Julie Baderns, pseudônimo usado por Bonnie em suas consultas.

O quarto episódio desta temporada de HTGAWM não trouxe muitos destaques, principalmente para o grupo dos Keating Four. Tirando o embate entre Annalise e Michaela, e o desenvolvimento do arco de Connor e seus pais, o grupo não foi o foco principal da trama. Laurel descobriu uma pista que possa ligar seu pai ao assassinato de Wes e Asher continua em busca de um estágio.

Frank, por sua vez, está jogando para todos os lados, apelando, inclusive, em tentar ajudar Annalise oferecendo o dinheiro que lhe foi dado em troca pelo acidente que matou o bebê dela. Mesmo quando tenta ajudar, Frank mete os pés pelas mãos, ainda que suas intenções sejam boas. Mas, honestamente, sinto falta da essência desse personagem. Ele agora parece ser mais um adereço mal utilizado na trama. Uma pena.

Acredito que Was She Ever Good at Her Job? tenha sido mais moderado para acompanhar o preparo de Annalise para a ação coletiva. É possível que pelo menos nos próximos dois episódios a série adote uma narrativa mais agitada e dinâmica, principalmente agora que diferentes arcos estão começando a se desenrolar e partir para a ação. O que nos resta agora é esperar para ver se a quarta temporada de HTGAWM decepcionará ou se entregará aos fãs um suspense digno de ShondaLand outra vez.