CinemaFilmesNotícias

CCBB exibirá mostra especial com as obras do maestro e compositor Ennio Morricone

No ano em que Ennio Morricone completa 90 anos, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) prestará uma homenagem ao maestro e compositor com uma mostra inteiramente dedicada ao seu trabalho. Em Sonora: Ennio Morricone, 22 filmes de diferentes gêneros e diretores com a marcante trilha do maestro como base serão exibidos de 24 de janeiro a 19 de fevereiro, em São Paulo, e de 30 de janeiro até 25 de fevereiro em Brasília.

Com composições que fazem parte da trilha sonora de diversos filmes, a obra do maestro também se mistura com a história do cinema mundial em seus mais variados gêneros. Com a curadoria de Rafael Bezerra, a mostra contará com a exibição de longas de diretores aclamados, como Quentin Tarantino e Pedro Almodóvar.

É incrível como Morricone tem uma das assinaturas mais inconfundíveis da história do cinema (a força visual, a carga afetiva, ideias simples em arranjos complexos, instrumentação incomum, sons concretos, uso da voz humana como parte da orquestra, longos silêncios, gags musicais e notas únicas sustentadas por um bom tempo), e, ainda assim, suas músicas, nos melhores casos, conseguem ser absolutamente absorvidas pelos filmes dos quais emergem“, afirma Rafael Bezerra.

Além das exibições em São Paulo, Sonora: Ennio Morricone também contará com um debate especial no dia 15 de fevereiro após a exibição em 35mm do filme O Deserto dos Tártaros. O bate-papo terá a participação de Felipe Furtado e Vivian Aguiar-Buff. A mostra fará ainda, no dia 19, uma sessão inclusiva com audiodescrição e intérprete de libras do filme Por um Punhado de Dólares.

É uma mostra de filmes e trilhas de todos os tipos, gêneros, décadas e nacionalidades. Um breve e afetivo panorama dedicado a exibir e fomentar a discussão a respeito da filmografia diversa e extensa de um dos maiores compositores da história do cinema“, define Bezerra.

Os valores dos ingressos variam entre R$10 e R$5 (meia-entrada) e a classificação indicativa varia de acordo com os filmes. A programação completa está disponível no site oficial do CCBB SP.