AnimaçõesReviewsSéries

Dragon Ball Super | Ep. 128 – With Noble Pride to the End! Vegeta Falls!

A hora da verdade chegou. Em um episódio dividido em dois blocos específicos – o primeiro sobre a queda de Vegeta e o segundo sobre o retorno do Instinto Superior -, Dragon Ball Super nos trouxe um capítulo cheio de emoção, seguindo a linha do anterior e de todos dessa reta final do Torneio do Poder. Após o sacrifício do Nº 17 sobraram apenas os combalidos Goku e Vegeta, e o príncipe dos Saiyajins chamou a responsabilidade para si ao desafiar Jiren mais uma vez.

Comentando o primeiro bloco do episódio, Vegeta, mesmo sem energia, lutou bravamente e com todo o orgulho que faz dele um dos personagens mais carismáticos dos animes. Doeu ver a tentativa falha de transformação e o olho inchado pelo soco de Jiren. Não é a primeira vez que Vegeta é humilhado por um adversário, mas lutando para cumprir suas promessas, ver Vegeta esgotado foi de partir o coração. Jiren, sempre implacável e cada vez mais arrogante, nem parecia estar fazendo esforço para vencer, e Vegeta foi reconhecendo que a derrota estava cada vez mais perto. A tentativa de arrancar o braço de Jiren foi desnecessária e só ampliou o clima de derrota iminente. Lamentando não conseguir cumprir sua promessa, Vegeta entrega o que restava de energia a “Kakarotto”. E sobrou para Son Goku a responsabilidade não só de vencer, mas de fazer valer o sacrifício de todos ali. E claro que a reviravolta ficaria para o último instante.

A galera vibra neste momento. Por essa Jiren não esperava!

O novo round entre Goku e Jiren começou de forma muito parecida com a luta que Vegeta tinha acabado de perder. Mesmo com um pouco mais de energia e na forma Blue, Goku apanhou muito e parecia que tudo estava de fato perdido. Claro que sabíamos que não seria assim a queda do Universo 7, e a falta de sangue na animação deixou o efeito da surra de Jiren em Goku menos impactante, mas quando tudo parecia ter chegado ao fim, a força dos amigos e todo o esforço para sobreviverem até ali falou mais alto e Goku despertou o Instinto Superior mais uma vez. Pior para Jiren, que contava com a vitória; melhor para nós, que vamos ver uma das batalhas mais esperadas da história deste anime. Nada garante que o poder de Goku se iguala ou supera Jiren neste momento, entretanto sabemos que não será mais tão fácil como estava sendo. A preocupação do Kaioshin do Universo 11 não é à toa, com dois minutos restantes o jogo está indefinido.

Prévia do próximo episódio revela novo visual de Goku

Considerações Finais

– A queda de Vegeta foi dura, ainda mais para quem esperava que ele fosse aguentar até o final. Entretanto, quem acompanha Dragon Ball desde o começo, sabe que Goku é sempre o último a ficar de pé e o lutador decisivo, papel este que só se alterou na saga Cell, quando a responsabilidade caiu no colo de Gohan. Mas é importante notar que Goku não chegou ali sozinho. Sem sua equipe, nem Vegeta e Nº 17, além dos outros, o Universo 7 já teria sido extinto há muito tempo.

– Com apenas três episódios para o fim, não teremos uma batalha muito extensa entre Goku e Jiren, o clima apressado para encerrar este arco já é sentido desde o começo do ano. Porém, mesmo sendo curto, não quer dizer que não será épico. Estamos diante da batalha mais importante da vida de Son Goku, mas ainda não está claro como tudo isso vai terminar, afinal Freeza está na arena, quieto, em algum lugar, e sabe-se lá de que forma ele pode interferir. De qualquer maneira, o importante é que Dragon Ball Super está cada vez mais emocionante e a ansiedade só aumenta.