AnimaçõesReviewsSéries

Dragon Ball Super | Ep. 130 – The Greatest Showdown of All Time! The Ultimate Survival Battle!

Que episódio foi esse? Dragon Ball Super trouxe a batalha que esperávamos por mais de um ano. Goku e Jiren mediram forças no além de qualquer limite imaginável e provaram o porquê foram os últimos de pé no Torneio do Poder… Ou era o que parecia. Restando um episódio apenas, temos algumas certezas já bem definidas. O capítulo 130 mostrou um pouco mais da personalidade de Jiren, além de um Goku irado como há muito tempo não se via.

Com o Instinto Superior dominado, Son Goku não deu chances para Jiren no começo do episódio. Evoluindo em velocidade, força e habilidade, Goku conseguiu até fazer Jiren sangrar (nem que tenha sido só um pouquinho). Isso bastou para enfurecer o guerreiro do Universo 11, que tem toda sua fé baseada em sua própria força. Abalado, Jiren se enfurece. Se pararmos para pensar, Jiren e Goku são semelhantes no quesito de nunca querer perder, porém seus motivos são totalmente diferentes. Jiren tem seus traumas do passado e o peso de não ter conseguido proteger seus pais, aliado com a decepção com seus amigos, que o abandonaram. Já Goku encontra força nos amigos e quer ser o mais forte simplesmente porque ama lutar e não quer ficar para trás de jeito nenhum.

Lá vem o monstro!

Após Jiren despertar seus poderes, tivemos um combate intenso que me lembrou muito a luta entre Goku e Freeza quando Namekusei estava prestes a explodir (o cenário com tudo pegando fogo colaborou nesta lembrança). E quem esperava que Jiren vencesse apesar do Instinto Superior, se enganou. Ao ver que estava perdendo, Jiren cometeu o pior erro possível: atacar os amigos de Goku na frente dele. Independente de regras, provavelmente Jiren sabia que Goku salvaria os amigos, mas não deixa de ser um gesto bem estúpido. Não faz sentido dar ares de vilão ao Jiren nesta altura do campeonato.

Após este ataque, Goku se enfureceu e partiu para cima. Um Kamehameha definiu a batalha. E quando tudo parecia definido, tinha que ter um plot twist, né? O Instinto Superior foi demais para o corpo de Goku e Jiren partiu para eliminá-lo do torneio, mesmo com remorso de vencer a luta desse jeito, mas Freeza aparece para salvá-lo. Isso todo mundo já esperava. O que levou a galera ao delírio mesmo foi o Nº 17 ainda estar vivo também. Quem diria que o destino do Universo 7 estaria nas mãos de dois antigos vilões? Com um Jiren ferido, eles devem ter um confronto mais equilibrado enquanto Goku está se recuperando. Devem faltar uns 30 segundos para o Torneio acabar. Alguém duvida que será épico?

A galera vibra com esse retorno mais do que com gol em final de Copa do Mundo!

Dragon Ball Super não decepciona em sua reta final. Muito pelo contrário, só faz os fãs lamentarem que falta apenas um episódio para o fim. A série começou deixando muito a desejar, mas o arco do Torneio do Poder foi um dos melhores da história de todo Dragon Ball e redimiu o anime. Teremos continuação com o filme de dezembro, então podemos aguardar um episódio que deixe muita coisa em aberto. Por fim, tenho que deixar este comentário: Goku venceu Jiren, isso é inegável, ele não tem limites mesmo.