ReviewsSéries

The Flash | 3×19 – The Once and Future Flash

É hora de viajar para o futuro e ver como as coisas podem ir mal quando algo de muito ruim acontece, e foi isso o que vimos essa semana em The Flash. A morte de Iris West e como o time Flash está focado em fazer algo para que isso não ocorra foi algo tratado durante essa temporada quase que inteira. E vimos durante este episódio que sem a amada de Barry Allen todas as pessoas podem ir de mal a pior.

Wally, Cisco e Joe tiveram os piores destinos com toda essa realidade. Durante todo o episódio, fiquei com a impressão de que ele foi feito para ser uma apreciação à Iris West e como ela é a cola (do Glee Club) que liga todos ali. Sem Iris não existe The Flash, isso é o que mais se nota durante todos esses anos da série. Barry tem os poderes, é o velocista, é o herói que vai salvar Central City de todos os males que podem ocorrer, mas Iris é a sua inspiração, sua força, sua voz e sua motivação.

Pra quem não gosta de Iris e sua relação com Barry, a cada semana que passa cai ainda mais do cavalo. A garota, no começo da série, teve alguns problemas em encontrar o tom da personagem e/ou sua função ali, porém foi só alegria depois e claramente ela e Barry formam o melhor casal da DCTV que nos foi apresentado até agora. É só parar para analisar o quão bem um faz ao outro por todo esse tempo nas histórias de The Flash que vai ser fácil aceitar.

E é tudo isso que faz com que o Flash do futuro se perca na sua própria essência. Deixou a promessa que fez ao amor de sua vida e todos os seus amigos para trás e vive isolado, sem esperança alguma de um futuro melhor, diferente do Velocista Escarlate que conhecemos no começo de sua jornada como herói.

Todo esse clima me fez lembrar de um dos melhores episódios de Os Jovens Titãs, How Long Is Forever?, onde Estelar é sugada por um buraco de minhoca e é levada para 20 anos no futuro e precisa ver o que mudou com a sua ausência. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com Barry Allen, ele precisou ir até o futuro ver como as coisas estariam para voltar ao passado ainda com mais vontade de mudar tudo. Salvar Wally, fazer com que Caitlin não se alie a Savitar, consequentemente não deixando Cisco e Nevasca se enfrentarem, e, por fim, salvar Iris.

The Flash fez um ótimo episódio de retorno após esse mês de pausa, e mesmo com pouca ação a história foi totalmente envolvente e deixou o terreno preparado para a revelação de Savitar na próxima semana.