Nerd de Pijama | Dia dos Pais

Vader, Kenobi, Bruce Wayne, Clark Kent, Arthur Weasley, Aragorn, Vito Corleone, Ned Stark… São tantas as figuras paternas que nos fizeram crescer ao longo dos anos e que ainda são marcantes em nossas vidas. Essas figuras juntam-se aos nossos principais heróis, os nossos pais, que são super gente boa e estão sempre nos dando o que precisamos. De mestre à amigo, seja lá qual for sua relação com o seu pai, hoje é o dia de celebrá-lo. Claro que nós, nerds, temos esta imagem de Lord Vader como o pai da galáxia, mas não podemos esquecer de gente como Obi-Wan Kenobi, que esteve sempre presente para nos guiar e instruir como o pequeno padawan que Luke foi um dia, afinal, pai também é quem cria!

O Dia dos Pais, para mim, também é aquele dia de agradecer figuras do tipo Yoda e Dumbledore, que mesmo trazendo toda esta carga de sabedoria de avôs, fazem parte da paternidade de nossas jornadas como mestres-guias. E como todo pequeno hobbit, nós precisamos de um Aragorn ao nosso lado, pois ainda que não tenha tanta sabedoria quanto Gandalf, está ali para nos acolher, proteger e tomar o segundo café da manhã.

Mas muitos de nós não temos a oportunidade de compartilhas nossas histórias de vida com o nosso mestre do castelo. Alguns perdem os pais cedo, como foi o caso dos filhos de Lord Eddard Stark… Mas eles se fazem presentes em nós, mais do que imaginamos. E Jon Snow sabe bem disso.

Para nós mulheres, é um pouco mais complicado a relação pai-filha por motivos de: “nossa, ela é a cara do pai” ou “vocês são muito apegados“. E não é nada legal quando seu pai grita no meio da cozinha que seu namorado é um louco por te querer – com o tempo passa, meninas, não se preocupem. Talvez a melhor coisa também é que, amigos ou não, você e seu pai compartilham gostos iguais, como futebol, mulheres, cinema, Star Wars, carros, etc. Não vejo a hora do filme do Han Solo sair para ir ver com o meu pai no cinema, já que ele é fã da saga e aficionado pelo personagem.

Mas até para quem tem uma relação difícil e complicada com o seu velho, algo neste dia nos faz agradecer por tudo: até mesmo pelas brigas e desavenças por time de futebol e tipo de cerveja que vocês gostam. Bem, se seu pai é nerd ou não, dono da galáxia ou de um grande castelo, você vai ser sempre aquele nerd que ele vai proteger e amar – mesmo que muitas vezes não pareça isso e ele fique reclamando da grana que você gasta com livros e HQs, ao contrário daquele seu primo que vive na balada pegando mulheres. É difícil, mas no fundo ele te aceita sim! Agora vai lá dar um abraço de urso no seu pai enquanto você ainda tem muitos e muitos anos pela frente para ver as séries atrasadas (que são muitas), mas que sempre vão te esperar.

Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir
(Trem Bala – Ana Vilela)