CinemaCríticasFilmes

Crítica | Duas de Mim

Como todos sabem, um dia dispõe de 24 horas, só que muitas vezes isso não parece ser suficiente. O acúmulo de tarefas que aflige a maioria dos brasileiros traz à tona a força de um unânime desejo: o de ter dois de si, um anseio que estaria na ponta da língua de muitas pessoas que conhecemos. Quem não gostaria de contar com um clone para assumir o trabalho algumas vezes?

Ter uma pessoa com quem dividir as tarefas seria um sonho, não é mesmo? Não, ninguém sequer imagina que na verdade isso possa se tornar um grande pesadelo. Entretanto, o filme Duas de Mim chega para ilustrar este exemplo retratando em uma divertida comédia o poder que uma réplica tem de virar pelo avesso a vida de alguém que se permita ingressar neste devaneio.

O título, que marca a realidade de muitas mulheres, exibe a atriz Thalita Carauta protagonizando Suryellen, uma mãe solteira, batalhadora, que acorda diariamente às 4h45 da manhã e que se desdobra para cuidar de uma família acomodada, enquanto não tem tempo de se preocupar consigo mesma. Durante o dia, ela vai de porta em porta vendendo “quentinhas” que prepara na cozinha de casa, ao passo que à noite trabalha em um renomado restaurante como lavadora de pratos. Aos poucos notamos um padrão exaustivo nessa intensa rotina, que evidencia o quanto Suryellen está desgostosa com a vida. Todavia, a sorte muda a seu favor quando a mulher esbarra ao acaso em uma apetitosa barraca de doces no estilo caseiro de festa junina.

Encantada com tudo que vê, ela então é conduzida a provar um pedaço fresquinho de bolo dos desejos e obtém o direito de fazer um importante pedido. Descrente de que isso irá acontecer, Suryellen anseia se tornar duas, mas desmaia em seguida ao se deparar com uma fiel duplicata resultante do exótico querer. Agora, a ocupada mulher terá que lidar com uma personalidade desinibida e totalmente inversa aos padrões adotados por ela.

A engenhosa ideia de o longa trazer uma versão adaptada do famoso MasterChef é outro fato que não pode passar despercebido. Torna-se muito divertido acompanhar a trajetória e torcer pela vitória da personagem no estimado programa de culinária chamado Gran Gourmet, no qual conferimos uma representação icônica dos verdadeiros apresentadores da televisão no cinema.

Na trama, o público se delicia com uma narrativa descomplicada enquanto se solidariza com as situações vívidas por Thalita Carauta. É muito difícil assistir a história sem se identificar com a mensagem dela, pois o filme enfatiza o fato de que às vezes as mulheres não são valorizadas por tudo aquilo que fazem, reforçando essa questão de que pela falta de tempo muitas se encontram estagnadas, impossibilitadas de buscar sonhos ou principiar projetos.

Então, apesar de ter como foco a comédia, Duas de Mim consegue levantar sem pretensão essa importante questão ao fazer uma observação para que aos poucos a população desperte para a vida, expondo para o espectador a importância de ser feliz e de ter um parceiro. O longa, que marca a estreia da diretora Cininha de Paula nos cinemas, é muito bem conduzido. Fica evidente o trabalho que ela teve para transmitir naturalidade nos momentos em que Thalita contracena com Thalita. Por conter interações e diálogos bem coordenados, a impressão que temos é que de fato são gêmeas atuando lado a lado na tela.

Com um vasto currículo em comédias, Carauta faz a diferença no filme. A atriz assumiu com destreza o desafio de ser a figura principal do título, sendo capaz de fazer o espectador se deliciar com a história exibida. Mas, para a maioria, a grande surpresa foi a presença do cantor Latino fazendo um cover do Latino, só que agora na pele do cozinheiro Chicão, um homem alto astral e empolgado com a vida, que faz de tudo para chamar a atenção do amor platônico conhecido como Suryellen. Apesar de aparecer pela primeira vez como ator, Latino soube desenvolver o personagem, fazendo valer sua participação ali. Fora isso, Leticia Lima convence como Sarelly, uma jovem irresponsável e egoísta que almeja se tornar bailarina, e que com o tempo passa a invejar o sucesso da irmã.

Duas de Mim cumpre com o prometido e oferece uma distração bem-vinda para escapar do estresse do dia a dia. Apesar dos clichês, o público se diverte com a solta e desbocada cópia de Suryellen, mas se decepciona ao constatar uma comédia genérica e com um final previsível, contabilizando mais um na lista de filmes brasileiros que irão se tornar esquecível.

Saiba como foi a coletiva de imprensa de “Duas de Mim”