Jane the Virgin | 4×07 – Chapter Seventy-One

Depois de um hiato antes do hiato, Jane the Virgin volta para seu último respiro antes da pausa da midseason. No episódio anterior, diversas tramas foram solucionadas enquanto outras estavam prestes a começar. O capítulo 70 terminou com a cena de Anezka enforcada em seu quarto no Marbella. O mistério, porém, não durou por muito tempo. Já neste episódio, durante o funeral da irmã, Petra percebe um movimento estranho atrás dos arbustos ao sair para ir ao banheiro. E a sapatilha unida às risadinhas e o jeitinho desengonçado não negavam: Anezka estava vivíssima da Silva.

Durante sua justificativa, a gêmea Raquel explicou que, na verdade, havia forjado sua morte para tentar descobrir qual lado deveria ganhar seu apoio. Ironicamente, nem Petra, nem Magda sentiram-se tristes ao receberem a notícia, o que fez com que Anezka se sentisse traída pela própria família. O plot veio carregado de referências à Game of Thrones, o que pesou para torná-lo divertido – ainda que não tivesse nenhuma novidade envolvida nele.

No meio disso tudo, chegou o grande momento de Jane partir para a turnê de divulgação de seu livro. Mas como nem tudo são flores, as coisas não começam da melhor maneira. Agora que Jane e Adam romperam o namoro, a viagem seria totalmente no estilo Thelma & Louise, já que Xiomara iria no lugar dele, aproveitando para fugir de seus próprios problemas amorosos. No entanto, a dupla é pega de surpresa com a aparição de Alba. O motivo vem pouco tempo (e alguns shots de tequila) depois, quando “embrigada e dramática” Alba revela que Jorge a pediu em casamento e ela fugiu sem saber o que responder. Pobre Jorge…

Pobre também dos que tiveram que presenciar a entrevista de Jane sobre seu livro. Ao ser questionada sobre a capa sensual (que foi desenhada por Adam), nossa protagonista cai no choro, o que causa um momento constrangedor para ela e o público presente. A situação faz com que Alba e Xo decidam sair com Jane para ajudá-la a se distrair e esquecer o ex. O resultado? O trio altamente focado em suas tequilas e dançar a noite toda. Literalmente uma tour digna de LDRV…

E em meio a isso tudo, como um contraponto ao episódio anterior, que foi altamente focado nas memórias de Jane e Michael (sempre em nossos corações), a midseason focou na relação de Jane e Rafael. Encarei isso como uma justificativa e um consolo aos que estavam se afeiçoando a Adam, agora que a saída de Tyler Posey se torna mais certa depois de sua confirmação no elenco regular de Scream.

As memórias foram baseadas nos momentos em que Jane precisava de um empurrãozinho para seguir em frente com seu livro. E, curiosamente, Rafael foi responsável pelos principais deles, incluindo o momento em que entregou o manuscrito do livro para Patricia, mãe de Michael, que a principio relutou para autorizar a publicação de uma história sobre seu filho.

Além disso, o episódio focou em colocar Rafael em uma posição mais ativa no que diz respeito a Mateo e estabelecer uma relação saudável com a família de Jane novamente para que o romance engate outra vez. E não deu outra: Rogelio passou a enxergar Rafael com outros olhos, Jane passou a vê-lo como um pai ainda mais presente para Mateo e no fim… bom, se você viu o episódio, sabe que rolou o beijo. Afinal, esse esforço todo não poderia ter sido à toa.

Achei a ideia de recriar a cena da neve caindo durante o beijo muito bem pensada. Principalmente depois desse episódio em que muito se falou sobre recolocar Jane e Rafael em um arco de romance novamente e sobre uma sequência do livro de Jane, Snow Falling – que, por sinal, está sendo realmente comercializado na Amazon, uma jogada muito inteligente da equipe da série.

O episódio, no geral, foi bom e prometeu novas reviravoltas na narrativa, como o retorno de Luisa e a morte de Anezka. Mas como a série sempre nos engana, também não duvidaria que o corpo, na verdade, é o de Petra fantasiada de Anezka. Já que sabemos que elas têm esse hábito de trocar de identidade com certa frequência. Foi uma boa midseason e, com certeza, Jane the Virgin ainda trará muitas surpresas para seu público ao retornar no final de janeiro – ou até os produtores resolverem colocar mais um episódio antes disso. Vamos aguardar!