AnimaçõesPokéStopVariedades

PokéStop | #17 – Pokébolas exclusivas do anime

As Pokébolas são itens essenciais na vida de um treinador Pokémon. Com ela é feita a captura dos monstros de bolso para que eles pertençam ao time de um futuro mestre Pokémon. Ela serve para pegar desde Pokémon selvagem, que é encontrado com facilidade em rotas, mares ou locais específicos, até Pokémon lendários.

Além de Poké Balls, Great Balls e Ultra Balls, que para quem já jogou algum jogo da franquia, viu o anime ou leu o mangá, onde elas são bem comuns, existem também alguns diferentes tipos de Pokébolas que geralmente só aparecem em filmes da franquia, especiais ou até em episódios isolados do anime. Quer conhecer ou relembrar quais são elas? Então confere aí:

 

Pokébolas dos Pokémon Iniciais

Essas três Pokébolas aparecem em Pokémon, Eu Escolho Você!, o primeiro episódio do anime. Ela é apresentada pelo Professor Carvalho, que mostra a Ash onde está cada Pokémon inicial: Charmander, Squirtle e Bulbasaur (cada uma apresenta, em japonês, o nome desses Pokémon).


Pokébola de Pikachu

Neste mesmo episódio citado anteriormente, depois que Ash descobre que os três Pokémon iniciais não estão mais disponíveis, o Professor Carvalho apresenta a ele o Pikachu e sua Pokébola, que contém um raio desenhado na parte superior. No novo filme da franquia, Pokémon The Movie 20 – I Choose You!, que reconta a história de Ash e Pikachu, ela é mostrada novamente.


Pokébola Verde / de Ouro / da Meowzie / Chansey / Clone

– Pokébola Verde: Também é apresentada apenas no primeiro episódio do anime, quando Ash está assistindo TV e vê Bruno, um dos membros da Elite dos Quatro, batalhar e lançar esta Pokébola. Dela sai um Onix, que vai lutar contra um Gengar.

– Pokébola de Ouro: É mostrada no episódio Batalha a Bordo do St. Anne, quando o vendedor de Magikarps vende a James uma delas e diz ser uma mina de ouro. Depois é descoberto por Meowth que a Pokébola é apenas pintada de dourada e ela é tem a coloração de uma Pokébola comum.

– Pokébola da Meowzie: No episódio Vá Para Hollywood, Meowth! esta Pokébola é apresentada. Ela é toda decorada com diamantes de uma outra Meowth, que se chama Meowzie. Neste episódio, descobrimos que o Meowth da equipe Rocket é apaixonado por essa Pokémon.

– Pokébola Chansey: Uma enfermeira Joy agente da PIA (Agência de Inspeção Pokémon) aparece no episódio Batalha na Cidade Sombria portando uma Pokébola Chansey. Essa Joy atua verificando ginásios Pokémon não oficiais, mas possivelmente este tipo de Pokébola é utilizada por todas as enfermeiras Joy para guardar suas parceiras Chansey.

– Pokébola Clone: Essas Pokébolas aparecem no primeiro filme da franquia, Pokémon: O Filme, e são utilizadas pelo lendário Mewtwo. Ele as usa para capturar os Pokémon dos treinadores que chegam a New Island, local onde está, para depois cloná-los e formar um exército de Pokémon Super Clones. Essas Pokébolas também capturam Pokémon que estão dentro de suas próprias Pokébolas. Isso é algo exclusivo deste item, pois nenhuma outra é permitida capturar Pokémon que já possuem treinadores e/ou estão dentro de suas Pokébolas.


Pokébola do Ritchie / de Cristal / Azul / Lago / de Lokoko

– Pokébola do Ritchie: No episódio Amigo de Verdade, Ritchie, um dos rivais e amigos de Ash na Liga Pokémon de Kanto, personalizava suas Pokébolas com um adesivo de estrela no topo dela.

– Pokébola de Cristal: No terceiro filme da franquia, Pokémon 3: O Feitiço dos Unown, uma nova versão também é apresentada. Ela foi criada pelos Unowns especificamente para Molly poder utilizá-las e qualquer Pokémon que desejasse poderia sair delas.

– Pokébola Azul: Um dos campeões de anos atrás da Liga Laranja é mostrado no episódio Fantasmas Camaradas. Nele descobrimos que há mais de 300 anos um capitão de um navio guardava seu Gastly e seu Haunter nessas Pokébolas azuis.

– Pokébola Lago: Essa Pokébola aparece no episódio Anzol, Isca e Pescaria e é utilizada pelos participantes para o concurso de captura de Seaking. Porém, ela não pode ficar com o treinador depois de utilizada.

– Pokébola de Lokoko: Este tipo diferente de Pokébola é apresentada no episódio Esperando Um Amigo. Ela é pertencente a um Ninetales que cria a ilusão de uma mulher para convencer Brock a ficar na sua casa. E então descobre-se que essa Pokébola tem mais de 200 anos e, para libertar Ninetales e não deixá-lo mais esperando seu treinador retornar, Brock quebra o dispositivo.


Pokébola Rocket / Escura / Antiga / Annie e Oakley / Gigante de Pedra

– Pokébola Rocket: No especial O Retorno de Mewtwo é mostrada a Pokébola que é utilizada pelos membros da Equipe Rocket para capturar os Pokémon para seu líder.

– Pokébola Escura: No quarto filme da franquia, Pokémon 4: Viajantes do Tempo, esta Pokébola é utilizada pelo caçador de Pokémon Vicious. Além de ter 100% de eficácia, ela faz com que o Pokémon atinja um nível alto e se torne mais agressivo e mais forte.

– Pokébola Antiga: Também no quarto filme da franquia uma outra Pokébola é vista. Dessa vez ela é utilizada por Samuel Carvalho. Diferente da Pokébola que estamos acostumados, ela precisa ser aberta manualmente girando uma válvula. Aparentemente era comum 40 anos atrás.

– Pokébola Annie e Oakley: Já no quinto filme, Pokémon 5: Heróis, aparecem duas novas Pokébolas, que são utilizadas pelas vilãs Annie e Oakley. Annie guardava seu Espeon e Oakley o seu Ariados. Elas apenas possuem um design diferenciado.

– Pokébola Gigante de Pedra: Esta Pokébola aparece no episódio O Grande Claydol. Ela é apenas uma Pokébola gigante de pedra que guardava dentro de si o Pokémon gigante Claydol.


Pokébola de Pokélantis / de Pesca / GS

– Pokébola de Pokélantis: Esta Pokébola é apresentada no episódio Batalhando com o Inimigo Interior. Ela fica localizada na Pirâmide de Batalhas de Brandon, em Kanto. Nos tempos antigos, ela era utilizada para aprisionar o espírito maligno do rei de Pokélantis. Para ser aberta, precisa ser recitado o feitiço “Luz, venha para fora da escuridão“, então o espírito maligno do rei é liberto. Para voltar a esta Pokébola, é necessário recitar o feitiço “Luz, venha da escuridão, retorne para a escuridão“. No episódio em questão, quem é possuído pelo espírito do rei é Ash, que no final é salvo por um choque do trovão de Pikachu.

– Pokébola de Pesca: Essa Pokébola é utilizada em um concurso de pesca organizado por Jessie e James, que estavam disfarçados. Ela é uma Pokébola normal que teve um adesivo colocado na parte superior. Neste episódio, Um Especialista em Pescaria em Uma Competição de Pesca!, Cilan captura um Basculin com ela, que é liberto no mesmo episódio.

– Pokébola GS: Esta é a misteriosa Pokébola que até hoje não teve os seus mistérios resolvidos no anime. Ela apareceu, ninguém conseguia abri-la e então a entregaram para Kurt, um especialista em Pokébolas… Só que nunca mais foi vista. Ela é dourada na parte superior e tem as letras GS gravadas também na parte de cima.

***

Existem ainda outros tipos de Pokébolas que aparecem nos jogos ou no mangá e que não foram listadas neste texto. Fique ligado na PokéStop que em breve traremos mais informações sobre elas. Até lá!