PokéStop | #23 – Retrospectiva 2017 e o que esperar para 2018

Mais um ano chega ao fim. E mesmo depois de 21 anos desde sua primeira aparição, o universo Pokémon continua se consolidando cada vez mais com diversos lançamentos e informações que muitas franquias ainda não conseguiram. Você se lembra das principais notícias durante este ano de 2017? Então continue lendo para relembrar de tudo o que nos foi mostrado!

ANIME

– Pokémon Gerações teve seus 18 episódios dublados pelo canal oficial de Pokémon em Português.

– O anime principal de Pokémon comemorou 20 anos.

– Em comemoração aos 20 anos de anime, foram exibidos dois episódios especiais com a volta de Misty e Brock. Você pode conferir todas as referências do anime na PokéStop #18!

– Foi apresentado no próprio anime a nova forma de Lycanroc, a Dusk Form ou Forma Crepúsculo.  Saiba mais na PokéStop #15!

Pokémon Sun e Moon teve um novo arco, já finalizado, no qual a trama principal foi desenvolvida com os lendários Cosmog, Cosmoem, Solgaleo, Lunala e as Ultra Beasts.


FILMES

– Lançamento do filme Pokémon O Filme: Eu Escolho Você!, que você pode ler a crítica na PokéStop #21.

– Foi anunciado que Ryan Reynolds será o dublador do Pikachu no filme Detetive Pikachu, que tem estreia prevista para 10 de maio de 2019.

– Foi divulgado o primeiro trailer do novo filme animado que chega em 2018 e que, aparentemente, continuará a história do longa Pokémon O Filme: Eu escolho Você!. A estreia está prevista para 13 de julho e ainda não há título revelado.


MANGÁ/TCG/BRINQUEDOS

– A Panini, que está traduzindo e distribuindo o mangá da franquia no Brasil, continuou no início do ano de 2017 com o volume 3 do mangá Red Blue Green, além de Pokémon Yellow com seus quatro volumes.

– As coleções Sol e Lua e Sol e Lua: Guardiões Ascendentes foram lançadas pela Copag, fabricante de baralhos, jogos de carta e cards colecionáveis, aqui no Brasil em fevereiro e maio, respectivamente.

– Lançamento dos novos brinquedos interativos do McLanche Feliz, que começou em 6 de dezembro de 2017 e contém dez Pokémon (sendo dois dele o Pikachu) da coleção Sun e Moon.


JOGOS

– Lançamento do Pokémon Playhouse para Android e iOS. O jogo tem foco no público infantil para explorar, conhecer os Pokémon e algumas atividades a serem completadas no game.

– Lançamento do Magikarp Jump para Android e iOS. O jogo é basicamente uma competição de pulos do Magikarp em que a cada nível atingido mais formas do Pokémon Carpa podem ser desbloqueadas. Possui torneios, treinamentos e diversos tipos de alimentação para o Magikarp. Saiba mais sobre o game na PokéStop #12!

– Distribuição do Pikachu com todos os bonés que o Ash usa no anime via Mystery Gift, para Pokémon Sun e Moon, na plataforma 3DS.

Pokémon Gold e Silver foram liberados para a compra através da eShop no Virtual Console do 3DS.

– Liberados os Pokémon de Johto e 50 Pokémon de Hoenn no Pokémon Go, além de algumas novas funcionalidades como o clima, formas de usar o ataque especial em ginásios e raid.

Pokkén Tournament DX foi lançado para Nintendo Switch. Segue os mesmos moldes que Pokkén Tournament para Wii U, porém com alguns novos modos de batalha e com mais cinco novos Pokémon.

– Lançado Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon para a família 3DS. É basicamente a mesma história, com novas informações e pós-game, novas funcionalidades e mini-games, ainda incluindo novos Z-Moves exclusivos para alguns Pokémon e novas Ultra Beasts, como Poipole e sua evolução Naganadel, Stakataka e Blacephalon.

– Descoberto o novo Pokémon Mítico Zeraora pelo data mining dos jogos USUM, porém não foi anunciado oficialmente pela Pokémon Co.

– Revelado que Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon foram os últimos jogos de Pokémon para a família 3DS.


Se pararmos para analisar, tivemos diversas informações referente ao mundo Pokémon neste ano de 2017. Agora, para 2018, temos altas expectativas principalmente com, quem sabe, a chegada da oitava geração da franquia. No universo dos games, como não teremos mais jogos para 3DS e foi anunciado que novos games virão para o console híbrido da Nintendo, o Switch, muito se espera que logo a nova geração seja anunciada para ser lançada ainda em 2018. A única coisa confirmada até o momento é o jogo Pokémon Crystal, que chegará ao virtual console dia 26 de janeiro para 3DS.

Nos cinemas, a previsão de início da produção do primeiro live-action de Pokémon, Detetive Pikachu, já é em janeiro e é possível que até o fim de 2018 haja pelo menos um trailer deste novo projeto. E também não podemos nos esquecer do novo filme animado que chega em julho para, possivelmente, dar a continuidade ao longa que estreou em 2017, afirmando ainda mais a realidade alternativa no universo de Pokémon. No anime, com o fim deste ano e da fase dos lendários e Ultra Beasts, poderemos contar com um novo ciclo na trama para Ash, Pikachu e companhia.

O ano de 2018 tem potencial para ser mais um ano incrível para os fãs de Pokémon, trazendo novidades, filmes, jogos e tudo o que merecemos. E o que nos resta é aguardar e torcer para que ele seja tão bom quanto 2017. Até ano que vem, com mais PokéStop cheia de novidades… Se a nossa tão amada franquia nos permitir!